Existem, basicamente, três tipos de computação em nuvem: pública, privada e híbrida. O que muda entre os modelos é a capacidade de atendimento de demanda da infraestrutura e a escalabilidade das soluções.
Formatos totalmente terceirizados exigem menos investimento na aquisição de equipamentos próprios e podem ser mais vantajosos, especialmente para pequenas empresas.
Neste artigo, explicamos as características de cada tipo de computação em nuvem para você sanar suas dúvidas e compreender quais serviços podem ser disponibilizados para ajudar a alavancar o crescimento do seu negócio. Confira!
1. Nuvem pública
A nuvem pública é um serviço de armazenamento e compartilhamento de informações baseada em um data center de uma provedora, que fornece os recursos, serviços e suporte em planos que podem ser contratador pelos seus clientes.
A infraestrutura (hardwares, softwares, cabos e outros equipamentos) são de responsabilidade da provedora, que arca com os custos de manutenção e gestão. O acesso também é controlado para garantir que os requisitos da segurança da informação e a gestão dos documentos armazenados sejam realizados de forma remota, ou seja, somente pela rede.
2. Nuvem privada
A nuvem privada funciona com as mesmas características e utiliza uma infraestrutura de TI similar a da nuvem pública: é baseada na Internet, tem critérios rígidos de segurança de dados, objetiva o armazenamento de informações, possibilita o compartilhamento de documentos de qualquer lugar e a qualquer hora.
Nela, o data center também é composto por hardwares, softwares e outros equipamentos que permitem o funcionamento adequado das soluções. Porém, difere-se da nuvem pública porque a empresa responsável pela infraestrutura não compartilha os recursos e soluções com outras empresas. Ou seja, ela é uma nuvem exclusiva.
Nesse modelo o que também pode diferenciar é o tipo de infraestrutura do data center que opera os recursos: ele pode ser on premise, em que os equipamentos e a área física em que eles são instalados são de responsabilidade da empresa, ou em cloud, provedores de serviços de computação em nuvem terceirizados que hospedam a nuvem privada.
3. Nuvem híbrida
A nuvem híbrida combina elementos da nuvem pública e da nuvem privada. Trata-se de uma tecnologia que permite compartilhar os recursos e garantir maior flexibilidade, tanto na implantação e gestão quanto na escalabilidade.
A maneira como as soluções são usadas é determinada pela contratante, que escolhe o modelo que mais se encaixa para a sua demanda. A nuvem híbrida também mantém os requisitos de conformidade e segurança da informação.
Tipos de serviços de nuvem
Grande parte dos serviços de computação em nuvem disponibilizam serviços complementares. Por se basearem um no outro, esses serviços também são chamados de pilha da computação em nuvem:
- IaaS (infraestrutura como serviço): oferece os recursos de hardware com maior escalabilidade, pois o usuário paga somente pelo que é usado;
- PaaS (plataforma como serviço): foi criada para facilitar a criação e o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores;
- SaaS (software como serviço): refere-se ao serviço de software, usado para efetivar a gestão de processos e de negócios.
Saber as características de todos os tipos de computação em nuvem permite ao usuário escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades. Se a demanda é por uma infraestrutura exclusiva, é interessante pensar no formato privado, que pode exigir ou não mais investimento entre os tipos cloud ou on premise. Mas se a necessidade é menor, pode adaptar-se facilmente a uma nuvem pública, que também é menos onerosa.
Esperamos que tenha gostado o nosso post! Assine nossa newsletter e aprenda mais sobre as especificidades de soluções inteligentes de TI!