vantagens do outsourcing

Conheça 4 vantagens do outsourcing de TI para uma PME

Apostar na terceirização do setor de TI é uma tendência que se confirma pelas vantagens do outsourcing na gestão estratégica da empresa, agregando valor ao negócio e conferindo maior produtividade, redução de custos, segurança da informação e qualidade dos processos.

Consiste em soluções gerenciadas remotamente, de um data center que, independentemente da localização, tem uma equipe altamente especializada e capaz de dar suporte contínuo para as soluções contratadas.

Essa alta disponibilidade é resultado de uma infraestrutura atualizada, com recursos mais avançados e atualizados constantemente, o que garante a qualidade do atendimento e a possibilidade de a empresa que opta pelo outsourcing poder se dedicar integralmente ao seu core business.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre as vantagens do outsourcing de TI, continue a leitura deste post e esclareça todas as questões relacionadas a essa nova forma de gestão!

1. Reduz custos

A redução de custos é o objetivo principal de uma organização enxuta, que visa a obter eficiência máxima em todos os seus processos, principalmente para viabilizar a competitividade do negócio no mercado.

Com o outsourcing de TI, os gastos são reduzidos porque não é necessário investir em infraestrutura legada, com aquisição de equipamentos, hardwares, licenças, softwares e o que mais fizer parte do escopo do negócio.

Além disso, também não demanda a contratação de mão de obra altamente especializada, já que os profissionais da empresa contratada são devidamente qualificados para atender a todos os processos, de forma contínua.

Em alguns modelos, inclusive, a terceirização suporta a escalabilidade do negócio e oferece seus serviços de acordo com a necessidade e demanda do cliente, o que evita investimento despropositado e, sim, no momento em que é mais pertinente para o crescimento da empresa.

2. Garante assistência especializada

Uma das maiores vantagens do outsourcing é a alta disponibilidade de equipes competentes e atualizadas para oferecerem as melhores soluções e de forma adequada para o tipo e o tamanho do negócio.

Isso garante a continuidade dos processos executados por terceiros e mesmo que a insegurança quanto à confidencialidade e à especificidade do negócio seja comum a todos os gestores, é importante afirmar que toda a relação de prestação de serviço é pautada por SLAs (Service Level Agreements, ou acordo de nível de serviço) preestabelecidos em contrato.

Nesse acordo, são definidos todos os aspectos relacionados aos requisitos mínimos exigidos na prestação de serviços, como resultados esperados, prazos para alcançar objetivos, parâmetros para avaliar as soluções e penalidades caso alguns desses aspectos não sejam respeitados.

3. Aumenta a segurança das informações

A segurança da informação corporativa é um fator crítico atualmente, dada a vulnerabilidade dos sistemas e o surgimento constante de novas ameaças, cada vez mais disruptivas.

Empresas especializadas em outsourcing de TI acompanham essas tendências e estão sempre aptas a oferecerem os serviços amparados pelo que há de mais avançado no que diz respeito aos aspectos de segurança da informação.

Além disso, combatem diariamente a ociosidade dos sistemas, atualizam as aplicações e evitam a obsolescência da infraestrutura, pois adquirem novos recursos para oferecerem ao mercado o que há de melhor.

4. Possibilita o ganho em produtividade

O maior ganho com todos esses aspectos é na produtividade da empresa, que, ao contar com a disponibilidade e o alto nível de serviços da contratada, pode adequar seus processos às exigências do mercado e, ainda, dedicar-se exclusivamente ao seu core business, sem se preocupar com os procedimentos relacionados à tecnologia.

Com o tempo, as equipes se especializam ainda mais nas soluções contratadas, melhoram o atendimento e ganham tempo e proficiência para garantirem a produtividade necessária: resposta rápida aos problemas, redução de perdas, desperdícios e melhoria da experiência do cliente.

Com todas essas vantagens do outsourcing, ao mesmo tempo em que o negócio agrega valor para os seus clientes, seus processos acontecem de forma segura e com a qualidade e agilidade que somente uma equipe altamente especializada é capaz de desenvolver.

Você conhece outras vantagens do outsourcing de TI? Deixe seu comentário e enriqueça nosso conteúdo!

1 comentário em “Conheça 4 vantagens do outsourcing de TI para uma PME”

  1. Pingback: Como a coleta de dados pode ajudar na tomada de decisão? - Tigra Consult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Ao acessar esse site, eu concordo e dou meu consentimento à TIGRA CONSULT para partilhar cookies e dados de acesso com sociedades do grupo, incluindo, mas não se limitando a afiliadas e subsidiárias, para finalidades descritas na Política de Privacidade. Eu li, compreendi e concordo com a Politica de Privacidade.