A virtualização é uma tecnologia que permite que uma empresa tenha vários sistemas sendo executados em um único servidor, gerando economia e mais confiabilidade. Além disso, essa tecnologia traz mais qualidade para a gestão de TI e consegue, assim, criar uma experiência de uso mais agradável.
Mas por quais motivos isso ocorre? Veja abaixo 5 vantagens da virtualização de servidores e implemente essa estratégia o quanto antes no seu negócio!
1. Diminuição do espaço físico com servidores
A virtualização de servidores diminui o espaço necessário para manter a infraestrutura ativa. Todos os dados e sistemas serão executados em um número menor de máquinas, modificando profundamente a rotina do negócio.
A infraestrutura será menos complexa, uma vez que o número de máquinas necessárias para manter o ambiente de trabalho funcional cairá. Ao mesmo tempo, o gastos com refrigeração será menor, considerando que menos equipamentos serão refrigerados. Dessa forma, a empresa diminui gastos e melhora o seu fluxo operacional.
2. Facilidade para fazer backup de dados
O backup de dados é uma das principais rotinas de TI. Ele é utilizado para garantir que o negócio tenha sempre acesso rápido aos seus arquivos após uma falha, diminuindo o impacto causado por problemas e criando um ambiente de trabalho mais confiável.
Ao investir na virtualização de servidores, a empresa terá uma política de backup menos complexa. O gestor poderá copiar todos os dados de modo automático, diminuindo ao máximo o impacto causado pela perda de arquivos.
3. Redução de custos
Em um ambiente de concorrência acirrada, quem consegue reduzir gastos está sempre à frente de seus concorrentes. Justamente por isso, a eliminação de desperdícios é uma das maiores vantagens da virtualização de servidores.
Nesse modelo de serviços, o negócio terá um custo proporcional ao que a empresa utiliza. Em outras palavras, o empreendimento não terá que direcionar recursos para a manutenção de uma infraestrutura subutilizada ou mesmo a troca de equipamentos: tudo será provisionado conforme a demanda atual.
Como consequência, gastos são cortados rapidamente. Além disso, a empresa poderá criar novos fluxos de investimentos com a nova verba, ampliando ainda mais a sua competitividade.
4. Melhor gestão de dados
A segurança digital é uma preocupação de todo gestor de TI. Nesse sentido, ao adotar a virtualização, esse fator poderá ser aprimorado, uma vez que a companhia terá recursos inteligentes para direcionar o acesso aos seus arquivos e evitar falhas no monitoramento. Do monitoramento de dados à aplicação de políticas de segurança, tudo será feito de modo centralizado, diminuindo o número de vulnerabilidades existentes.
5. Aumento de mobilidade
Nos últimos anos, ter uma empresa com alta mobilidade virou um fator crucial para qualquer negócio. Companhias que têm uma rotina flexível conseguem eliminar gastos e ter mais agilidade na resposta das demandas externas. Assim, podem se colocar à frente de sua concorrência com uma prestação de serviço ágil e inteligente.
Ao virtualizar servidores, o negócio pode ampliar a acessibilidade de suas informações e sistemas. Conectando-os à web, o profissional que atua em um regime de trabalho à distância poderá executar as suas atividades a qualquer momento, garantindo mais qualidade aos seus serviços.
Quando o negócio investe em novas tecnologias, todas as suas operações são otimizadas. A tecnologia traz inúmeros benefícios para o ambiente corporativo e, ao olhar as vantagens da virtualização de servidores, vemos que o caso dessa solução não é diferente: o negócio terá os mecanismos necessários para ter mais competitividade, agilidade na resolução de problemas e um fluxo operacional com menos falhas.
Gostou das nossas dicas e quer receber outras? Então segue a gente no Facebook, no Twitter e no Linkedin!
Pingback: Você sabe qual a diferença entre armazenamento e backup? Entenda!