Apostar na terceirização do setor de TI é uma tendência que se confirma pelas vantagens do outsourcing na gestão estratégica da empresa, agregando valor ao negócio e conferindo maior produtividade, redução de custos, segurança da informação e qualidade dos processos.
Consiste em soluções gerenciadas remotamente, de um data center que, independentemente da localização, tem uma equipe altamente especializada e capaz de dar suporte contínuo para as soluções contratadas.
Essa alta disponibilidade é resultado de uma infraestrutura atualizada, com recursos mais avançados e atualizados constantemente, o que garante a qualidade do atendimento e a possibilidade de a empresa que opta pelo outsourcing poder se dedicar integralmente ao seu core business.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre as vantagens do outsourcing de TI, continue a leitura deste post e esclareça todas as questões relacionadas a essa nova forma de gestão!
1. Reduz custos
A redução de custos é o objetivo principal de uma organização enxuta, que visa a obter eficiência máxima em todos os seus processos, principalmente para viabilizar a competitividade do negócio no mercado.
Com o outsourcing de TI, os gastos são reduzidos porque não é necessário investir em infraestrutura legada, com aquisição de equipamentos, hardwares, licenças, softwares e o que mais fizer parte do escopo do negócio.
Além disso, também não demanda a contratação de mão de obra altamente especializada, já que os profissionais da empresa contratada são devidamente qualificados para atender a todos os processos, de forma contínua.
Em alguns modelos, inclusive, a terceirização suporta a escalabilidade do negócio e oferece seus serviços de acordo com a necessidade e demanda do cliente, o que evita investimento despropositado e, sim, no momento em que é mais pertinente para o crescimento da empresa.
2. Garante assistência especializada
Uma das maiores vantagens do outsourcing é a alta disponibilidade de equipes competentes e atualizadas para oferecerem as melhores soluções e de forma adequada para o tipo e o tamanho do negócio.
Isso garante a continuidade dos processos executados por terceiros e mesmo que a insegurança quanto à confidencialidade e à especificidade do negócio seja comum a todos os gestores, é importante afirmar que toda a relação de prestação de serviço é pautada por SLAs (Service Level Agreements, ou acordo de nível de serviço) preestabelecidos em contrato.
Nesse acordo, são definidos todos os aspectos relacionados aos requisitos mínimos exigidos na prestação de serviços, como resultados esperados, prazos para alcançar objetivos, parâmetros para avaliar as soluções e penalidades caso alguns desses aspectos não sejam respeitados.
3. Aumenta a segurança das informações
A segurança da informação corporativa é um fator crítico atualmente, dada a vulnerabilidade dos sistemas e o surgimento constante de novas ameaças, cada vez mais disruptivas.
Empresas especializadas em outsourcing de TI acompanham essas tendências e estão sempre aptas a oferecerem os serviços amparados pelo que há de mais avançado no que diz respeito aos aspectos de segurança da informação.
Além disso, combatem diariamente a ociosidade dos sistemas, atualizam as aplicações e evitam a obsolescência da infraestrutura, pois adquirem novos recursos para oferecerem ao mercado o que há de melhor.
4. Possibilita o ganho em produtividade
O maior ganho com todos esses aspectos é na produtividade da empresa, que, ao contar com a disponibilidade e o alto nível de serviços da contratada, pode adequar seus processos às exigências do mercado e, ainda, dedicar-se exclusivamente ao seu core business, sem se preocupar com os procedimentos relacionados à tecnologia.
Com o tempo, as equipes se especializam ainda mais nas soluções contratadas, melhoram o atendimento e ganham tempo e proficiência para garantirem a produtividade necessária: resposta rápida aos problemas, redução de perdas, desperdícios e melhoria da experiência do cliente.
Com todas essas vantagens do outsourcing, ao mesmo tempo em que o negócio agrega valor para os seus clientes, seus processos acontecem de forma segura e com a qualidade e agilidade que somente uma equipe altamente especializada é capaz de desenvolver.
Você conhece outras vantagens do outsourcing de TI? Deixe seu comentário e enriqueça nosso conteúdo!
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