O controle de acesso à internet está sendo adotado por várias empresas que dependem da web para serem funcionais. Quando as conexões têm uso liberado, muitas empresas enfrentam problemas de produtividade e segurança. Portanto, é necessário ter um bom equilíbrio entre o uso da internet e as rotinas internas.
Quer saber como isso é possível? Confira a postagem abaixo!
Como a transformação digital obrigou empresas a terem a internet como principal aliada?
Os últimos anos foram marcados por grandes mudanças no modo como realizamos negócios. Barreiras foram rompidas com a web e, assim, o nível de competitividade foi ampliado, exigindo mais flexibilidade e agilidade para negócios. Além disso, serviços e processos foram digitalizados com a integração da TI no ambiente corporativo.
Nesse contexto, a internet se tornou a principal aliada das empresas. Ela auxilia o negócio a ter contato com os seus consumidores e fornecedores. Assim, o empreendimento pode se manter competitivo sem que os custos de comunicação sejam drasticamente ampliados.
Quais os melhores mecanismos para controlar a sua infraestrutura?
Para manter a web como uma ferramenta de negócios sem comprometer a sua segurança ou performance, o controle de acesso à internet é crucial. Entre as principais medidas utilizadas para aplicar uma política de monitoramento e controle estão:
- a definição de regras de uso claro;
- a avaliação do que deve ser bloqueado em cada setor;
- o investimento em ferramentas de monitoramento e controle, como os firewalls;
- a segmentação da rede.
Tais processos evitam ataques e reduzem o número de vulnerabilidades. Além disso, eles dão ao time de TI mais suporte para atuar em casos de abusos.
Que benefícios o controle de acesso à internet traz para a empresa?
Quando o negócio investe em mecanismos de controle de acesso à internet, há uma série de ganhos nas suas rotinas. Em conjunto, eles tornam a companhia mais competitiva, inteligente e preparada para atender as demandas externas. Confira os três maiores impactos abaixo.
Mais produtividade
Se os profissionais possuem acesso apenas aos recursos necessários, o seu foco nas rotinas diárias será muito maior. Assim, existindo menos espaço para distrações, a companhia conseguirá elevar os seus níveis de produtividade, evitar atrasos e garantir um alto nível de competitividade.
Internet com menos carga de trabalho
A internet é crucial para vários processos corporativos. Portanto, a empresa deve sempre garantir que exista banda de rede disponível para executar os seus processos.
Se há um maior controle sobre a infraestrutura, o desperdício de recursos cai. Assim, há mais espaço para o envio de dados críticos e, consequentemente, menos falhas operacionais.
Aumento da segurança
A segurança de dados é um ponto crítico para qualquer negócio. Se a companhia investe no controle da rede, ficará mais fácil diminuir o nível de vulnerabilidade da infraestrutura. O acesso a páginas maliciosas será evitado e, assim, a companhia poderá garantir a qualidade das suas atividades.
A tecnologia possui um papel de destaque no sucesso das empresas contemporâneas. Mas, para que os recursos sejam bem aproveitados, é necessário que o negócio tenha um bom controle, tanto da infraestrutura quanto dos serviços tecnológicos.
Isso envolve, inclusive, o controle de acesso à internet. Ele garante que os funcionários poderão visualizar apenas os sites necessários para a sua rotina de trabalho, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados e a sua segurança.
Uma das tecnologias que mudou o cenário atual é a virtualização de servidores. Saiba mais sobre as vantagens dessa ferramenta!