O uso de servidores virtuais vem se tornando uma tendência entre diversas empresas nos últimos anos. A partir das possibilidades geradas pela Tecnologia da Informação, essa alternativa garante que os dados da empresa estarão sempre em segurança ao mesmo tempo em que promove uma série de outras vantagens à rotina institucional.
E você, sabe quais benefícios essa iniciativa poderia representar ao seu negócio? Continue a leitura deste post para descobrir o que são servidores virtuais e entender a sua importância.
Afinal, o que são servidores virtuais?
Como você já deve saber, chamamos de servidores os equipamentos que armazenam arquivos utilizados em conjunto por uma rede de computadores. Ou seja, se a sua empresa utiliza um domínio privado para interligar as máquinas, é provável que haja uma ou mais que exercem esse papel, armazenando dados e permitindo que os demais equipamentos possam acessá-los.
Essa é uma definição simplificada, mas nos ajuda a entender o que são os servidores virtuais. Eles funcionam como sistemas de armazenamento virtuais, que podem estar localizados tanto dentro da empresa quanto em uma estrutura de TI terceirizada, que permita o acesso de forma remota por meio da internet.
Por meio desse recurso se torna possível partilhar o hardware e utilizá-lo para diferentes finalidades. A tecnologia permite executar diferentes sistemas operacionais, segmentar o armazenamento ou dedicar parte do hardware utilizado para uma tarefa específica.
Quais as vantagens da virtualização de servidores?
Veja agora os benefícios práticos que a opção pelos servidores virtuais pode representar para o seu negócio.
Redução de custos operacionais
Contar com uma solução de virtualização de servidores é bem mais barato do que investir em uma estrutura adicional de TI. Da mesma forma, não é necessário aumentar gastos com locais físicos, pessoal para operar novos equipamentos e até mesmo com energia elétrica.
Em geral, é possível conseguir uma redução de até 40% nos custos operacionais, que também se tornam mais previsíveis e fáceis de adequar ao orçamento.
Melhoria na automação de processos
Por permitir a centralização do gerenciamento de dados da empresa, os servidores virtuais promovem um grande aprimoramento da automação de processos internos. Além disso, os softwares responsáveis pela virtualização costumam ser intuitivos e de fácil operação, permitindo que qualquer colaborador possa administrar o recursos sem grandes dificuldades.
De forma geral, é possível dizer que a virtualização pode resultar em um aumento na capacidade de utilização do servidor entre 65% e 90%.
Diminuição do downtime
É chamado de downtime o período em que o sistema de tecnologia fica fora do ar, impossibilitando o acesso aos dados e serviços armazenados em servidores. Essa situação pode causar grandes problemas às operações de uma empresa, mas pode ser reduzida e até mesmo eliminada com a virtualização de servidores.
Com sistemas operando e arquivos armazenados em diferentes partições do seu hardware, sua empresa pode evitar interrupções não planejadas e perda de dados que impactam diretamente no ambiente de produção.
Aumento no ROI
Um dos principais indicadores de gestão, o ROI (Return on Investiment) mede o retorno obtido com determinado investimento. Quando aplicado sobre a virtualização de servidores, é possível verificar que a prática é mais vantajosa do que investir na aquisição e manutenção de grandes estruturas de TI.
Além desses motivos, existem muitas outras razões que justificam a opção que empresas têm feito pelo uso de servidores virtuais. Seja qual for o ramo do seu negócio, considerar esse investimento pode ser o passo certo para aumentar a produtividade e melhorar os resultados das operações. Lembre-se de que, nesse processo, é fundamental ter como parceira uma companhia de TI especializada e que ofereça o suporte necessário para o sucesso da iniciativa.
Gostou das dicas deste artigo? Não perca nosso blog de vista! Assine a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos em seu e-mail!