Em busca de uma tecnologia mais eficiente e alinhada com os objetivos do negócio, muitos gestores investem na implementação de processos que estão presentes em guias como ITIL e COBIT. Eles auxiliam negócios a melhorarem o direcionamento das suas rotinas de manutenção, a ter uma política de governança melhor estruturada e a reduzir os erros na TI.
Se você não conhece como a ITIL e COBIT estão estruturadas, talvez seja a hora de aprender mais sobre tais estratégias. Confira o post abaixo!
O que é a Biblioteca ITIL?
A Biblioteca ITIL é um conjunto de boas práticas de gestão de infraestrutura e gerenciamento de serviços de TI. As suas rotinas podem ser implementadas conforme a demanda do negócio, e estão orientadas a partir de cinco conceitos:
- o de estratégia, que se direciona para a viabilidade da aplicação de novas ideias no ambiente corporativo;
- o de desenho, que tem como foco o impacto das rotinas de TI no dia a dia dos usuários;
- o de transição, que auxilia na orientação de mudanças no ambiente de trabalho;
- o de operação de serviço, que auxilia a empresa a ter um suporte ao usuário de alta qualidade;
- o de melhoria contínua, que direciona a empresa a ter serviços de TI sempre alinhados com as demandas internas.
O que é o COBIT?
COBIT é a sigla para “Control Objectives for Information and Related Technologies” (que em português é traduzido como “Objetivos Controlados Para Informação e Tecnologias Relacionadas”). Esse framework foi criado pela ISACA, em 1996, para orientar gestores na organização das suas rotinas de governança digital.
Ao longo de vários anos, o COBIT foi revisado e, hoje, é um dos principais guias para quem pretende encontrar meios para otimizar os processos de controle, gestão de dados e governança de TI de um negócio. Com o apoio de auditorias e avaliações, será possível melhorar os impactos da TI e alinhá-la com outras práticas de gestão da companhia.
Como ITIL e COBIT se diferenciam?
Para saber quando (e como) utilizar tanto a Biblioteca ITIL como o COBIT para gerar melhores resultados, é importante conhecer as suas diferenças. Assim, a companhia poderá atingir melhores resultados e definir uma estratégia de sucesso.
A Biblioteca ITIL foca, principalmente, na maneira como os serviços de TI são gerenciados. Já o COBIT está direcionado para as práticas e políticas de governança adotadas pelo negócio. Ou seja, a ITIL está mais direcionada ao setor de TI, enquanto o COBIT exige um relacionamento maior com outros setores do empreendimento.
Hoje, a governança de TI tem um papel crucial para o sucesso das estratégias do setor. Essa política permite que a tecnologia se mantenha alinhada com as demandas de outras áreas, possa evitar problemas de segurança, erros operacionais e mal alinhamento com o compliance.
Nesse sentido, investir em estratégias como a ITIL e COBIT pode ser fundamental. Elas auxiliam o negócio a ter uma melhor orientação ao estruturar os seus processos de governança digital, evitando situações de risco e técnicas que já foram abandonadas pelo mercado. Assim, o time de TI conseguirá executar um trabalho de alta qualidade sem colocar a companhia em risco.
Você tem alguma estratégia para otimizar os serviços de TI? Conta para a gente!
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