Conforme a nuvem ganha espaço no ambiente corporativo, é fundamental que os negócios compreendam melhor quais as vantagens dessa tecnologia. Assim, é possível realizar um investimento capaz de otimizar os processos corporativos e garantir a competitividade necessária para prosperar em um mundo mais conectado e rápido.
Para ajudá-lo, preparamos o post abaixo. Continue a leitura e saiba quais são as vantagens da nuvem!
Como o cloud computing é estruturado
O cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso a recursos de TI em um data center. Em outras palavras, serviços de computação na nuvem são aqueles que, com o apoio da web, pessoas podem acessar recursos, como softwares de gestão, análise de dados e compartilhamento de arquivos.
As vantagens do cloud computing
A flexibilidade da nuvem trouxe uma série de benefícios para empresas. Confira abaixo as principais vantagens do cloud computing no ambiente corporativo.
1. Redução de custos
Com a nuvem, o pagamento pelos serviços é feito conforme a demanda. Além disso, não há necessidade de gerir diretamente parte da infraestrutura. Em conjunto, esses dois pontos contribuem para reduzir gastos e garantir mais qualidade aos processos internos.
2. Maior mobilidade
Como as ferramentas são acessíveis pela web, os profissionais conseguem implementar rotinas com maior mobilidade. Isso aumenta o nível de flexibilidade interna e traz mais competitividade para o negócio.
3. Foco nas demandas do usuário
Com processos de gestão mais simples, os profissionais de TI podem focar nas demandas do usuário. Assim, há um aumento da qualidade dos serviços e do impacto que a tecnologia possui nos resultados da empresa.
4. Alta escalabilidade
A nuvem é uma tecnologia com alto nível de escalabilidade. Isso permite que a empresa sempre entregue os recursos necessários aos seus usuários, evitando gargalos.
Implementando o cloud computing no meu negócio
A adoção da nuvem no ambiente corporativo deve partir de alguns princípios para que a empresa possa ter a capacidade de aproveitar todas as vantagens do cloud computing. Confira abaixo os passos necessários para realizar um bom investimento.
Defina as demandas
O direcionamento no investimento em cloud computing deve ter como orientação as necessidades da organização. Portanto, sempre avalie as metas de médio e longo prazo e as dificuldades enfrentadas pelos usuários para realizar um investimento de qualidade.
Busque um bom prestador de serviços
Para aproveitar as vantagens da computação na nuvem, é fundamental que a empresa escolha um bom fornecedor. Portanto, faça uma avaliação completa do prestador de serviços. Identifique se ele está alinhado com o seu perfil, possui bom histórico de relacionamento com clientes e um serviço que atenda as suas necessidades.
Modifique regras de segurança
A segurança digital é um ponto crítico de qualquer política de gestão de TI. Dessa forma, quando investir na nuvem, modifique as políticas de privacidade e segurança de dados para evitar que a nova ferramenta crie vulnerabilidades. Assim, o time conseguirá evitar situações de risco.
Planeje a instalação
Planeje todos os passos da sua instalação. Dessa forma, os profissionais conseguirão se programar facilmente e, com isso, evitar atrasos para a companhia.
Treine os profissionais
Sempre treine os profissionais quando investir na nuvem. Garanta que eles conheçam os processos básicos e as rotinas de solução de problemas mais simples. Crie, também, uma documentação, auxiliando na solução de dúvidas.
Tecnologias como a computação na nuvem estão mudando radicalmente o ambiente corporativo. Os serviços de cloud computing dão aos empreendimentos a capacidade de realizar mais operações com menos recursos, maior nível de flexibilidade e performance. Tudo isso sem comprometer custos.
Juntas, as vantagens do cloud computing tornam essa uma das maiores tecnologias do mercado. Elas garantem que companhia tenha mais facilidade para atender as demandas do mercado e, com isso, alcance um alto nível de competitividade.
Gostou do texto e quer saber mais sobre tecnologia e gestão de TI? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!
Pingback: Entenda 4 maneiras de aumentar a produtividade da equipe!