Quando a sua empresa precisa de apoio externo, qual caminho ela toma? Entre a contratação de um profissional autônomo e uma empresa especializada em TI, muitos gestores têm dificuldade para definir a melhor alternativa.
Nesse momento, é preciso ter muita calma e avaliar cada opção com muito cuidado. Afinal é da sua empresa que estamos falando e ela não pode ser lesada por causa de uma escolha equivocada.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Vamos lá?
Quais as características de um profissional autônomo?
O profissional autônomo é aquele que executa os seus trabalhos por conta própria. Em geral, quem opta por essa carreira se especializa em uma área de tecnologia e busca mais flexibilidade.
Ainda que o trabalho seja executado por uma única pessoa, é comum que o profissional autônomo se divida entre vários clientes. Mas, em função disso, a sua disponibilidade pode ser limitada: apesar de todos os avanços da tecnologia, não há como executar serviços para mais de um cliente ao mesmo tempo.
Quais as características de trabalhar com uma empresa especializada em TI?
As empresas especializadas em tecnologia têm um conjunto de profissionais capacitados para lidar com as demandas de seus clientes. Esse tipo de negócio pode trabalhar com demandas específicas (como o suporte ao usuário, backup de dados e processos de gestão de segurança) ou mesmo abranger um maior leque de soluções em busca de um público-alvo mais amplo.
Essas companhias contam com maior vantagem: a escalabilidade de seus serviços e a possibilidade de fornecer preços competitivos. Como o time de profissionais é composto por um grande número de pessoas, fica mais fácil para o empreendimento ter um plano de serviços flexível e capaz de atender várias demandas sem grandes custos.
Qual é a melhor escolha?
Para a maioria dos cenários, a contratação de uma empresa especializada em TI é a melhor escolha. Negócios que têm um foco contínuo no auxílio de parceiros corporativos podem entregar um serviço mais robusto e preparado.
Como esse tipo de companhia atua em várias frentes, ela contará com mais mecanismos para treinar profissionais, especializar os seus serviços e ter um pacote de soluções versáteis. Além disso, há uma base maior para reduzir custos e manter os seus especialistas atualizados, o que se traduz em um serviço de maior qualidade e com grande nível de disponibilidade. Em outras palavras, o investimento em uma empresa especializada em TI traz um melhor custo-benefício e segurança para o seu setor.
Como escolher uma boa empresa especializada em TI?
A contração de uma empresa especializada em TI envolve uma série de fatores. Porém, se bem realizado, esse investimento trará muitos ganhos para a sua empresa.
O primeiro passo a ser tomado é a realização de uma análise do negócio. Identifique demandas, visualize o perfil da empresa e como as suas rotinas estão estruturadas. Também levante dados sobre regras locais e normas de compliance.
Com tais dados em mãos, ficará mais fácil encontrar um prestador de serviços alinhado com o seu negócio. Entre as opções disponíveis, avalie a existência de certificações de qualidade e o feedback positivo de clientes. Dessa forma, o risco envolvido na sua escolha cairá.
Também trabalhe para definir um SLA transparente e objetivo. Ele precisa estar alinhado com as expectativas de todos os envolvidos na prestação do serviço. Não se esqueça: um bom SLA otimiza o planejamento, garante mais qualidade ao serviço e traz menos conflitos para a empresa.
A contratação de uma empresa especializada em TI pode trazer grandes benefícios para o negócio. O time interno terá mais foco em processos críticos. Assim, a companhia conseguirá levar a tecnologia para mais setores, agregando valor aos seus processos, reduzindo riscos e tornando todas as suas operações mais competitivas.
Se você quer saber mais sobre como empresas de TI podem auxiliar o seu negócio, fala com a gente!
Pingback: Qual é o melhor firewall para a sua empresa? - Tigra Consult