Para muitos, o investimento nessa área é estratégico, uma vez que brechas na rede podem causar um grande impacto no dia a dia do negócio. Se você quer saber mais sobre o tema, veja o post abaixo!
Quais são os maiores riscos que uma empresa pode ter?
Não se preocupar com a segurança em redes de computadores é um dos maiores erros que o negócio pode realizar. A infraestrutura de rede é responsável por conectar todos os dispositivos, usuários e serviços do negócio. Portanto, brechas nessa área são capazes de afetar todos os setores da companhia.
Os roteadores, por exemplo, podem ser sequestrados para redes zumbis. Utilizados em ataques DDoS, esses dispositivos sobrecarregam a infraestrutura local, impedindo o uso de serviços básicos e, ao mesmo tempo, elevando o custo operacional do negócio: com os dispositivos sendo utilizados além da sua carga operacional mediana, o tempo de vida útil cairá drasticamente.
Já os servidores utilizados para salvar arquivos e executar sistemas de gestão podem ficar expostos. Assim, a companhia terá dados críticos sequestrados, algo que leva à perda de clientes, processos judiciais e penas legais.
Além disso, se a atividade de profissionais terceirizados não for monitorada corretamente, a aplicação de boas práticas não será suficiente para impedir ataques. Ainda que o negócio consiga reduzir gastos, as práticas diárias colocarão os seus arquivos em risco.
Como garantir a segurança em redes de computadores corporativos?
O investimento em segurança em redes de computadores deve ser feito de modo abrangente e contínuo. O primeiro passo a ser executado é uma análise dos equipamentos e sistemas, identificando pontos de atenção e o perfil da infraestrutura.
Com tais dados em mãos, o gestor pode aplicar medidas preventivas (como a criação de uma política de controle de acesso e gestão de senhas mais robusta) que impedem ataques. Além disso, investimento em soluções de monitoramento (úteis para identificar ameaças e vulnerabilidades), firewalls e softwares antivírus também podem ser realizados.
Outro ponto importante é a definição de processos de mitigação. Eles precisam ser divulgados para todo o time. Dessa forma, se algum problema ocorrer, a companhia atuará com a agilidade necessária para eliminar a ameaça no menor tempo possível.
Investir em segurança digital é mesmo algo crítico?
Ao longo dos últimos anos, a segurança digital se tornou um ponto crucial para várias empresas. A grande complexidade de malwares, como o ransomware e o impacto causado por estratégias como a DDoS, chamou a atenção de gestores, que precisam proteger o negócio de novos desafios diariamente.
Nesse cenário, investir em segurança digital deve ser visto como algo estratégico. A manutenção de uma infraestrutura confiável e robusta evita que a companhia fique exposta às vulnerabilidades e problemas que possam afetar completamente as suas operações.
Portanto, esteja atento às novas tendências do setor e faça investimentos abrangentes em novas tecnologias. Garanta que a segurança em redes de computadores seja um ponto de atenção do setor de TI de modo contínuo. Assim, os usuários poderão utilizar a infraestrutura em todas as suas atividades sem que informações de clientes fiquem expostas.
A política de backup também pode dar mais confiabilidade para a infraestrutura de TI da sua empresa. Saiba quais são as formas de realizar esse processo no nosso blog!
Pingback: Veja 4 problemas de TI recorrentes em pequenas empresas! - Tigra Consult
Pingback: O que você precisa saber sobre a lei geral de proteção de dados?
Pingback: As 4 principais vantagens do cloud computing para sua empresa! -
Pingback: 4 motivos para você contratar uma consultoria de TI hoje mesmo!
Pingback: O que é service desk, qual a sua importância e como ele funciona? - Tigra Consult
Pingback: Qual é o melhor firewall para a sua empresa? - Tigra Consult