O que é DevOps? Entenda os benefícios

Você sabe o que é DevOps? Profissionais da área de desenvolvimento de software já vêm percebendo que cada vez mais é necessário focar na entrega constante, atentando-se à qualidade. Os métodos ágeis têm sido uma saída frequente, porém, uma mudança de cultura pode ser uma resposta mais interessante.

Desenvolver software de qualidade sempre foi, e provavelmente continuará sendo, um desafio enorme. Alcançar essa qualidade está ligado ao atendimento dos requisitos solicitados pelo cliente a cada projeto ou entrega.

Neste post rápido, queremos mostrar para você a cultura DevOps, uma forma diferenciada de desenvolver software, priorizando as entregas frequentes e a qualidade do produto final. Continue conosco e entenda mais!

O que é DevOps

Podemos conceituar o DevOps como um modelo que é responsável por combinar cultura, práticas e ferramentas com o objetivo de melhorar a capacidade de uma organização no desenvolvimento de software com alta qualidade e velocidade.

É uma metodologia de engenharia de software que visa a união do setor de desenvolvimento e seus profissionais com a operação, gerando mais comunicação entre ambos. Quando tais setores não são integrados, podemos presenciar falhas que resultam em atrasos, retrabalho e maiores custos. O que poderia ser evitado.

Dentro do DevOps, contamos com ciclos de desenvolvimento menores, porém, mais frequentes, o que leva a liberações mais seguras e um alinhamento muito maior com os reais objetivos e requisitos do negócio.

O DevOps é fundamental para a padronização do desenvolvimento de software, homologação e gerenciamento de todos os processos.

Quais os benefícios do DevOps

Separamos alguns dos principais benefícios de uma cultura DevOps para as organizações. Veja!

Integração entre os times

A comunicação é um problema constante dentro das empresas que atuam com a construção de aplicativos. A integração garante que todos os membros dos times tenham acesso uns aos outros, melhorando a circulação de informações.

Facilidade de gestão

Dentro de um ambiente DevOps, toda a infraestrutura é gerenciada com a utilização de ferramentas específicas, como a integração automática, deploy e controles de versão. Dessa forma, temos uma transparência que permite uma visão geral de tudo o que ocorre.

Aderência ao ambiente

Determinadas ferramentas do DevOps, como o Docker, permitem a criação de ambientes básicos de desenvolvimento que garantem que o software criado rodará sem problemas quando for colocado em produção, evitando problemas não visualizados anteriormente.

Deploy simples e rápido

O processo de Deploy pode ser um pesadelo quando realizado totalmente de forma manual, além de ser uma tarefa repetitiva. Com o DevOps, podemos realizar a automação desse trabalho, utilizando ferramentas que auxiliam de forma confiável.

Como aderir ao DevOps

DevOps é mais que uma metodologia ou um simples conjunto de ferramentas. Ele é uma nova mentalidade a ser implantada, utilizando-se de conceitos e passos que buscam automatizar ao máximo possível todo o processo de desenvolvimento de software.

Para implantar o DevOps em sua empresa, é preciso reconhecer as especificidades da organização. Dessa forma, é possível estabelecer a situação favorável para a internalização do DevOps. Alguns caminhos comuns nessa implantação são:

  • cultura: uma cultura colaborativa é parte fundamental de uma estratégia DevOps;
  • automação: ferramentas que automatizem tarefas e facilitem o processo de desenvolvimento são obrigatórias;
  • medição: estabelecer métricas também é essencial para acompanhar os impactos da implantação e objetivar melhorias e adaptações.

Agora que você já sabe o que é DevOps, seus benefícios e como funciona essa estratégia, esperamos que você pense em implantar essa cultura em sua organização e usufruir de todas as suas vantagens.

Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe este conhecimento para os seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco