Quer saber quais são os benefícios da virtualização? Veja aqui!

A virtualização é um termo bem conhecido entre os profissionais de tecnologia. Manter-se em dia com as novas tendências digitais é uma maneira inteligente de melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado. É interessante para os gestores conhecerem bem as potencialidades dos servidores virtualizados no apoio aos processos de negócios.

Investir em tecnologia envolve custos consideráveis e, por isso, contar com ajuda especializada pode evitar perdas de tempo, de esforços e de dinheiro. As soluções de virtualização devem se adequar à realidade da sua empresa e não o contrário.

Ficou interessado no assunto? Então, conheça os 3 principais benefícios da virtualização para o seu negócio. Antes, entenda melhor do que se trata. Venha comigo!

O que é virtualização?

Trata-se de uma plataforma para simular redes, sistemas de informações, dispositivos físicos e servidores de armazenamento em uma arquitetura predefinida.

Os modelos de negócios estão cada vez mais dinâmicos e contar com tecnologias ágeis é um diferencial de mercado. Assim, a virtualização consiste em criar uma versão virtual de um aplicativo. Por exemplo, virtualizar o Unix na sua empresa é o mesmo que usar um programa para a CPU rodar vários serviços ao mesmo tempo.

Economia de energia

Virtualizar seus servidores otimiza a sua infraestrutura como um todo, porque onera menos os equipamentos físicos e, assim, diminui os seus gastos com energia elétrica. Racionalizar os custos internos é sempre uma alternativa interessante quando se pensa no negócio em longo prazo.

As empresas com arquiteturas virtualizadas não precisam de salas grandes para alocar seus servidores e cópias de segurança. Na prática, consegue-se mais espaço livre e energia para os processos prioritários. Quanto menos equipamentos, menores os custos com energia elétrica e refrigeração.

Proteção contra incidentes

Qualquer CPD está sujeito aos incidentes técnicos. Uma rede virtualizada permite à sua empresa se recuperar dos impactos de um eventual desastre. A resolução rápida desses eventos protege a continuidade dos seus processos de negócio e evita problemas de TI recorrentes.

A boa infraestrutura de uma empresa exige servidores pré-configurados para casos de contingências. Trata-se de uma atividade complexa que requer muita atenção dos técnicos especializados. Soluções virtualizadas aumentam a segurança e a recuperabilidade das aplicações do seu negócio.

Operação constante

A ideia da virtualização é garantir que sua empresa se mantenha em pleno funcionamento. Para tanto, é interessante um time capacitado para configurar os servidores virtuais e físicos do seu negócio. Otimizar essas tarefas viabiliza a operação constante dos seus processos internos.

Os sistemas virtualizados permitem executar simultaneamente várias aplicações e serviços em um mesmo equipamento físico. Trata-se de ativos que facilitam a gestão da tecnologia, aumentam a produtividade e reduzem os débitos técnicos. O mercado é dinâmico e requer soluções de tecnologia com alta disponibilidade. A virtualização é uma forma de se manter sempre disponível para os seus clientes.

Enfim, investir em virtualização é escolha sensata para alavancar os processos internos da sua empresa a um custo aceitável. Contar com uma consultoria de TI pode evitar muitos problemas futuros e ainda melhorar o capital técnico dos seus colaboradores. Servidores virtualizados e aplicações na nuvem já são uma realidade nas empresas que mais se destacam no mercado.

Muito bem, esses são os 3 principais benefícios quando se fala em virtualização. Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente. Sua opinião é muito importante para nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *