O trabalho remoto se tornou uma das principais alternativas para quem precisa continuar trabalhando em tempos de pandemia. Diante desse cenário, ganharam destaque também os cuidados com a segurança no home office, essenciais para manter os dados da empresa protegidos nesse período.
Dentro do ambiente corporativo, é comum que as empresas contem com sistemas e tecnologias de proteção digital adequados para suas necessidades. Mas como garantir o mesmo nível de segurança da informação com os funcionários trabalhando de forma remota?
Pensando nisso, neste post separamos 4 dicas valiosas que podem ajudar bastante nessa questão. Confira!
1. Controle os dispositivos utilizados
Ainda que as atividades sejam realizadas da casa de cada colaborador, muitas vezes não é recomendado que eles utilizem seus próprios dispositivos de informática durante o expediente. Isso porque fica praticamente impossível se certificar de que esses equipamentos dispõem das soluções de segurança necessárias contra códigos maliciosos.
Por outro lado, é esperado que os equipamentos da empresa estejam sempre com seus sistemas operacionais atualizados e preparados para lidar com diferentes ameaças cibernéticas. Dependendo do tipo de atuação, essa é uma dica que vale tanto para o uso de computadores quanto de dispositivos móveis, como tablets e celulares.
2. Garanta conexões de acesso remoto seguras
Para viabilizar as atividades em período de home office, pode ser preciso permitir o acesso remoto às ferramentas corporativas. O detalhe é que, se isso não for feito observando todos os cuidados de segurança de dados, existe o risco de essas conexões se tornarem verdadeiros pontos fracos na estrutura de TI.
Uma boa opção é utilizar uma VPN, que é uma rede privada virtual que permite a conexão entre computadores de forma segura. O ideal é fazer a implementação dessa solução baseada no cliente, permitindo que um usuário se conecte a uma rede remota após verificar sua autenticação. Assim, a rede privada criará um canal seguro de comunicação, que criptografa as informações para maior proteção na troca de dados.
3. Utilize fortes credenciais de autenticação
Garantir que apenas os usuários autorizados terão acesso aos dados da empresa deve ser mais uma preocupação dos gestores quando o assunto é home office. Por isso, além do uso de senhas fortes e complexas, é altamente recomendada a implementação de um sistema de autenticação em duas etapas.
Vale também orientar os funcionários a não deixarem as senhas salvas nos navegadores e programas. Apesar da conveniência, esse recurso pode ser a oportunidade que alguém mal intencionado precisa para invadir contas e colocar informações importantes em risco.
4. Crie uma política de segurança no home office
No que se refere à segurança de dados, uma política de segurança empresarial deve relacionar as responsabilidades dos colaboradores no uso das ferramentas digitais. Essas diretrizes sempre foram importantes para as empresas, mas ficaram ainda mais nesses tempos de home office.
Para uma política alinhada com suas necessidades, o ideal é que ela seja desenvolvida de acordo com as características do negócio. Conscientizar os funcionários sobre a importância de observar essas normas é um passo que pode ajudar a aumentar a segurança no home office.
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