Reduzir os custos de TI é um grande desafio a ser transposto para impulsionar a transformação digital nas empresas de forma abrangente e inclusiva.
Muitos gestores relacionam os custos de TI aos ativos adquiridos, mas não se atêm a outros aspectos, como a alta capacidade exigida dos profissionais que lidam diariamente com a tecnologia, despesas com atualização, manutenção de sistemas operacionais e para adaptação às mudanças organizacionais com a adoção de novas soluções.
De fato, segundo um estudo do Instituto Gartner, 70% dos gastos relacionados à tecnologia da informação nas empresas acontecem em função do alto investimento em infraestrutura.
Porém, apesar de a tecnologia ser constantemente associada a hardwares de alta performance e custos inimagináveis de aquisição, é possível reduzir os custos de TI com adoção de medidas gerenciais simples, que destacamos a seguir. Confira!
1. Implemente o cloud computing
Por meio de um Cloud Server, todos os processos relacionados ao setor de TI são de responsabilidade do provedor de serviços. A relação contratual é feita por meio de SLAs (Service Level Agreement) preestabelecidos, e, com maior acessibilidade, escalabilidade e mobilidade, as soluções virtualizadas em nuvem reduzem os custos de TI e aumentam a eficiência e a disponibilidade da infraestrutura.
Assim, a empresa contratada disponibiliza os serviços em nuvem, assume os custos relacionados a atualizações e manutenção, oferece sempre soluções inovadoras e possibilita que a gestão de TI seja otimizada. Entre serviços disponíveis em cloud, destacamos o backup, sistemas de gestão empresarial, servidores virtuais, sites de recuperação e guarda documental.
2. Escolha soluções de TI integradas
A integração dos sistemas é imprescindível para favorecer a comunicação organizacional entre setores, padronizar ações, viabilizar produtividade, minimizar as ocorrências de erros e retrabalhos e, com isso, aumentar a eficiência de todos os processos.
Com maior eficiência, é possível reduzir os custos de TI e garantir estabilidade e confiabilidade da infraestrutura. Por isso, opte por soluções compatíveis com integração, que reduzam ao máximo a necessidade de repetição das tarefas para produzir resultados globais.
Assim, é possível elevar a qualidade dos processos e mitigar paradas relacionadas a problemas técnicos, que podem interromper as operações e tornar toda a infraestrutura mais enxuta e funcional.
3. Efetive a governança de TI
Por meio da governança de TI, é possível fortalecer a cultura organizacional, para que o setor não seja visto apenas como o suporte para as soluções contratadas, mas sim um fator competitivo das empresas, que deve incluir uma gestão eficiente dos recursos, equipes de trabalho preparadas e parcerias estratégicas.
A governança de TI ainda é responsável por desenvolver indicadores de performance (KPIs — Key Performance Indicators) que mensurem os resultados entregues pelo setor, principalmente relacionados a aumento de eficiência e redução dos custos de TI.
4. Opte pelo outsourcing de TI
O outsourcing de TI é outra forma de reduzir os custos nessa área, já que as despesas fixas tornam-se variáveis com a terceirização dos processos relacionados à tecnologia. Os serviços gerenciados são muito difundidos atualmente, principalmente pela possibilidade de gestão remota das soluções contratadas.
Com essa possibilidade, a empresa passa a agir preventivamente, com monitoramento intensivo da infraestrutura, garantia de profissionais altamente qualificados, equipamentos e soluções de alta performance sem investimentos em grande escala.
Para reduzir os custos de TI, a empresa deve formar parceria estratégica com uma empresa especializada, que seja capaz de disponibilizar, de forma confiável, toda essa infraestrutura e soluções adequadas para a necessidade de cada negócio.
Agora que você já sabe como reduzir seus custos de TI, que tal assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos para aumentar a eficiência desse setor na sua empresa?
Pingback: Aprenda a monitorar os ativos de TI da sua empresa - Tigra Consult
Pingback: 3 ferramentas de business intelligence para o ano de 2019 - Tigra Consult
Pingback: Saiba como se preparar para um atendimento multicanal excelente!
Pingback: 4 dicas para escolher a melhor plataforma de automação - Tigra Consult
Pingback: Entenda a importância de relatórios em tempo real no contact center