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Veja 4 problemas de TI recorrentes em pequenas empresas!

Pequenas empresas não estão imunes aos problemas de TI. Apesar de muitos dos seus gestores não darem a devida importância ao setor, com a alta competitividade do mercado e a necessidade de processos cada vez mais integrados e eficientes, a tecnologia da informação se torna o veículo propulsor para a adaptação organizacional à transformação digital.

Neste post, apresentamos alguns problemas que podem interferir nesse aumento de produtividade e, consequentemente, na expansão das pequenas empresas em ambientes competitivos. Confira!

1. Vulnerabilidade de dados

Segundo pesquisa publicada bienalmente pela Aon, a ameaça cibernética ocupa o quinto lugar entre os riscos mais temidos no âmbito organizacional. Apesar do avanço das ferramentas de combate a essas ameaças, as falhas de segurança ainda podem ocorrer, principalmente devido a falta de instrução da equipe de trabalho relacionada à segurança dos dados.

As consequências dessas vulnerabilidades abrangem desde ações judiciais milionárias, movidas pelos clientes que têm seus dados sensíveis divulgados de forma irregular pelas empresas, como também a exposição de informações sigilosas do negócio e danos irreversíveis à reputação e a credibilidade da empresa no mercado.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso manter ferramentas de detecção avançadas na infraestrutura de TI, como antivírus e firewalls, monitorar a estrutura e a rotina de trabalho continuadamente, buscando falhas em sistemas, bugs e acessos desautorizados, em desacordo com a política de segurança da empresa e criar métodos de proteção, como:

  • criptografia avançada para garantir a confidencialidade dos dados, mesmo que ocorra alguma falha;
  • ampliação de métodos de autenticação multifatoriais;
  • punir a utilização de tecnologias não autorizadas pela organização;
  • garantir que todos os provedores de serviço, como cloud server, tenham a mesma preocupação com a segurança em seus servidores;
  • estabelecer estratégias eficientes de backup em nuvem para que os dados também sejam mantidos em outra infraestrutura;
  • garantir uma infraestrutura atualizada;
  • criar um plano de contingência, com fontes de recuperação de dados;
  • contratar um seguro contra riscos cibernéticos;
  • realizar auditorias periódicas, com testes que assegurem a proteção da empresa contra intrusões.

2. Infraestrutura desatualizada

Esse é um dos motivos para a ocorrência de falhas na segurança de dados da empresa e para a perda de produtividade da equipe.

Isso porque as falhas ocorridas em equipamentos e sistemas, além de ocasionar a perda de dados estratégicos, tornam as atividades onerosas e podem causar paradas que, muitas vezes, inviabilizam a continuidade dos processos em toda a empresa.

Softwares e hardwares desatualizados também aumentam a frustração da equipe durante a rotina de trabalho, fator que, ocasionalmente, pode ser crucial para desmotivar os profissionais, favorecendo a ociosidade dos colaboradores.

A manutenção preditiva configura a melhor forma de evitar esses transtornos. Por isso, é preciso inventariar todos os ativos de TI e estabelecer datas para a atualização da infraestrutura. Optar por produtos originais também aumenta a segurança e a qualidade dos processos.

3. Oscilações de fornecimento energético

O fornecimento contínuo de energia também é crucial para evitar problemas de TI numa empresa, uma vez que a maior parte dos hardwares funcionam por meio de ligações na rede elétrica.

Dessa forma, falhas de energia podem danificar os componentes eletrônicos, ocasionar a perda de dados sensíveis e, ainda, causar a parada de toda a infraestrutura até que o serviço de fornecimento seja restabelecido.

Para evitar essas consequências, a empresa pode optar por instalar nobreaks juntamente aos seus principais componentes, já que esse tipo de equipamento recebe a descarga e evita a parada instantânea dos hardwares, ou optar por geradores e dispositivos de energia reserva, para serem substituídos quando necessário.

4. Instabilidade da rede

Como a grande maioria das operações funciona por meio da Internet, é preciso manter uma conexão estável para que, da mesma forma que não aconteça paradas de processos e ociosidade de equipes pela falta de energia, os mesmos problemas de TI não ocorram por instabilidade da rede.

É preciso implementar equipamentos de qualidade que suportem uma boa conectividade, softwares avançados e velocidade de Internet, além de estruturar os recursos que possibilitem a alta disponibilidade de links.

Também é preciso manter uma equipe de profissionais capacitados para solucionar os problemas de TI que venham a ocorrer com agilidade e eficiência. A contratação de um bom suporte de TI pode ser uma excelente opção para garantir que todas essas intercorrências não atrapalhem o andamento dos processos.

Agora que você conhece os principais problemas de TI para as pequenas empresas, que tal assinar nossa newsletter e receber conteúdos que podem te orientar quanto a esse aumento de eficiência?

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