Tigra Consult -Soluções Inteligentes de TI

Como fazer a gestão da inovação nas empresas?

Muito se fala na promoção da inovação nas empresas. Um ambiente mais inovador permite que o negócio atinja suas metas mais facilmente, encontre novas formas de prestar serviços e consiga solucionar problemas com mais qualidade. Ou seja, se há inovação, há competitividade.

Mas como garantir que ela ocorra sem riscos e seja promovida continuamente? Veja os passos abaixo!

Estimule a troca de dados

A troca de dados é um ponto-chave para que a empresa possa ser mais inovadora. Se os times podem trabalhar lado a lado trocando informações sobre os processos internos e as rotinas corporativas, a empresa pode solucionar demandas com meios que somente são possíveis quando há interdisciplinaridade.

Diante disso, invista em meios para comunicação em vários canais e na troca de arquivos de forma ágil e segura. Isso envolve — embora não se limite a — soluções de cloud computing, VoIP e mensagens instantâneas. Juntas, elas permitem que os times se mantenham unidos com mais facilidade e sem grandes custos para a organização.

Invista em metodologias de trabalho que estimulem a integração

A integração também deve ser estimulada como nova forma de trabalho. Se o fluxo da companhia permite que os profissionais sejam mais integrados, ficará mais fácil para o empreendimento promover a inovação e garantir mais qualidade em seus processos.

Portanto, as metodologias adotadas no dia a dia da companhia também devem ser posicionadas com foco na inovação. A empresa deve garantir que, durante projetos internos, rotinas de prestação de serviços e resolução de problemas, os profissionais tenham uma estratégia que estimule novas ideias e formas de pensamento.

Tenha espaço para testes de novas ideias

Essa é uma das dicas mais importantes para a promoção da inovação nas empresas. A companhia deve criar um ambiente em que as ideias de profissionais possam ser testadas e, caso necessário, incorporadas ao dia a dia dos times.

Tenha em mente que essa é uma característica comum aos principais negócios do mercado: os times precisam de um ambiente para testar as suas soluções e a garantia de que, caso sejam realmente eficientes, possam ser incorporadas ao fluxo de trabalho de todo negócio.

Engaje times com uma comunicação clara

Times são engajados conforme os seus chefes e líderes estimulam esse tipo de atitude no seu dia a dia. Portanto, além de um ambiente favorável, sempre busque criar uma estrutura de comunicação clara e objetiva, que indique a todos que existe espaço para a experimentação e a busca por novos meios de trabalho.

A inovação se tornou um dos pontos-chave para garantir que a prestação de serviços seja feita de um modo inteligente e alinhado com as demandas do mercado. Empresas que estimulam um fluxo de trabalho mais inovador conseguem se manter à frente de concorrentes por serem capazes de entregar resultados mais atraentes e alinhados com as demandas do seu público-alvo.

Para promover a inovação nas empresas, a companhia deve ter um cuidado contínuo com o modo como os seus serviços estão estruturados. O ambiente operacional deve ter os recursos necessários para garantir que os times possam experimentar e, assim, gerar mais competitividade para o negócio. Dessa forma, a empresa consegue ter a competitividade necessária para atingir as suas metas de médio e longo prazo.

Você se considerada inovador? Como a organização que você faz parte trabalha a inovação internamente? Conte para a gente nos comentários!

3 comentários em “Como fazer a gestão da inovação nas empresas?”

  1. Pingback: Saiba como se preparar para um atendimento multicanal excelente!

  2. Pingback: 3 ferramentas de business intelligence para o ano de 2019 -

  3. Pingback: Armazenamento em nuvem para empresas: quais as principais vantagens? - Tigra Consult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Ao acessar esse site, eu concordo e dou meu consentimento à TIGRA CONSULT para partilhar cookies e dados de acesso com sociedades do grupo, incluindo, mas não se limitando a afiliadas e subsidiárias, para finalidades descritas na Política de Privacidade. Eu li, compreendi e concordo com a Politica de Privacidade.