Investir em um atendimento multicanal de excelência é uma forma sensata de manter o posicionamento da empresa no mercado. Estamos na Era Digital e é preciso rapidez e praticidade para atender às demandas dos seus clientes, em todas as plataformas durante a sua jornada de compra.
Para isso, o atendimento aos usuários requer suportes disponíveis e interações espontâneas. Trata-se de uma decisão com impactos estratégicos para o seu negócio.
O que é atendimento multicanal?
É aquele atendimento que permite aos clientes entrarem em contato com a sua empresa por meio de vários canais de comunicação. Hoje, os usuários querem comodidade na prestação de serviços.
Contactar as empresas deve ser algo quase automático. WhatsApp, e-mail e mensagens no LinkedIn são boas opções para facilitar a comunicação com os seus clientes.
Ficou interessado no assunto? Então, confira a seguir 4 dicas para um atendimento multicanal excelente!
Como fazer um ótimo atendimento multicanal?
1. Crie uma identidade da sua marca
Os clientes devem ter uma visão única da marca da sua empresa. É preciso criar uma identidade consistente e de acordo com as demandas dos seus usuários.
Os processos de vendas não são meras transações financeiras. Uma compra bem-sucedida envolve uma série de decisões subconscientes que fazem com que os clientes escolham a sua marca.
Rotinas padronizadas e identidade visual são a base para que o seu atendimento multicanal alcance mais nichos no mercado. Seus canais de comunicação devem passar a sensação de exclusividade para os seus consumidores.
2. Mapeie os seus processos
Um atendimento multicanal diferenciado envolve conhecer com detalhes os processos finais e de apoio do seu negócio. É preciso mapear os pontos de fragilidade para, então, corrigi-los.
O mapeamento de processos permite aos gestores enxergarem quais atividades são mais problemáticas. O acompanhamento contínuo dos seus canais de atendimento pode reduzir custos futuros.
O posicionamento da sua empresa no mercado requer uma atuação estratégica e processos bem mapeados. O atendimento multicanal deve facilitar do contato com os seus clientes e gerar produtividade.
3. Forneça informações relevantes
As inovações da tecnologia nos inundam com dados a todo momento. É preciso filtrar quais informações são relevantes para as nossas necessidades.
Os clientes não têm tempo para dados sem valor agregado. O seu atendimento multicanal deve fornecer soluções tempestivas e práticas.
A presença multicanal facilita o direcionamento das ações do seu negócio. A boa experiência de compra é o primeiro passo para fidelizar a sua clientela.
4. Reduza os retrabalhos
Atendimentos ineficientes podem custar caro e, por isso, processos bem mapeados são relevantes. Reduzir os retrabalhos é uma maneira saudável de evitar o desgaste das suas equipes.
A ideia do atendimento multicanal é prover várias interfaces de contato com os seus usuários. Isso exige otimização e prontidão. Não se pode onerar os clientes com problemas internos.
Investir em atendimento multicanal pode facilitar muito a aquisição e a fidelização de mais clientes. Essa modernização pode diversificar as fontes de receita do seu negócio.
Bem, essas são as 4 dicas para um atendimento multicanal excelente. Gostou do texto? Então, leia também esse artigo sobre inovação nas empresas. Tenho certeza que você vai gostar!
Pingback: Modelo de SLA: descubra qual é melhor para sua empresa! - Tigra Consult