A terceirização de serviços é uma ótima alternativa para quem busca mais flexibilidade no dia a dia. Esse tipo de solução dá flexibilidade para a empresa, sem comprometer a qualidade das suas rotinas. Mas para esse investimento dar certo, um ponto é fundamental: a formulação do contrato de outsourcing.
Saiba o motivo e como montar o seu a seguir!
O que é o outsourcing?
O outsourcing é um serviço em que um time de especialistas é contratado para executar rotinas que não estão diretamente conectadas com o core business da empresa. Na área da TI, isso pode incluir:
- a gestão e manutenção de equipamentos e sistemas;
- otimização da infraestrutura de rede;
- a migração de softwares;
- a execução de projetos temporários;
- a monitoria de políticas de segurança.
Por que investir nesse serviço é uma boa ideia?
Investir na terceirização pode ser uma ótima alternativa para empresas que pretendem manter um foco contínuo nas suas rotinas. Esse serviço garante que a companhia contará com o apoio de especialistas em vários processos. Assim, rotinas serão executadas seguindo elevados padrões de qualidade e práticas modernas.
Em resumo, se o investimento for feito com um contrato de outsourcing robusto, a sua empresa contará com benefícios como:
- redução de custos;
- time com alta escalabilidade;
- alta agilidade para solucionar problemas;
- flexibilidade para executar processos;
- possibilidade de sempre realizar atividades seguindo padrões modernos.
Como formular bons contratos de outsourcing?
A formulação de um contrato de outsourcing deve considerar vários fatores. Eles precisam proteger a companhia de eventuais riscos e garantir um bom custo-benefício. Ou seja, o acordo precisa resguardar o negócio e garantir que a sua escolha terá mais bases para dar certo.
Veja a seguir quatro pontos que devem ser considerados!
Adote indicadores
Os indicadores permitem avaliar a qualidade do serviço prestado. Desse modo, se algum problema ocorrer, correções serão aplicadas rapidamente. Assim, um fluxo de trabalho com performance uniforme e livre de atrasos pode ser mantido sem dificuldades.
Adapte o contrato à legislação do seu setor
Todo setor da economia está sujeito a regulamentações e normas legais. Ao formular o seu contrato de outsourcing, fique atento a isso: garantir que o serviço seja prestado seguindo bons padrões legais e de compliance evita multas e problemas judiciais.
Tenha canais de comunicação
Os canais de comunicação devem ser sólidos e mantidos abertos continuamente. Assim, a sua empresa conseguirá sempre se manter alinhada com o prestador de serviços. Ou seja, o seu investimento conseguirá ter um bom retorno continuamente.
Utilize requisitos de qualidade
Os requisitos de qualidade dão mais segurança para o seu contrato. Por meio deles, você pode registrar cada detalhe do serviço referente a pontos mínimos de performance que devem ser cumpridos. Desse modo, o prestador pode se planejar de modo mais inteligente e eficaz.
Terceirizar a sua área de tecnologia pode trazer grandes impactos para o negócio. Isso entregará um time qualificado e flexível para otimizar a sua infraestrutura continuamente. Todos os pontos serão moldados para evitar que falhas ou desperdícios dos recursos ocorram.
Por isso, sempre que investir na terceirização, tome cuidado ao formular o seu contrato de outsourcing. Ele dará mais segurança para a sua empresa e o prestador de serviços. Assim, todas as rotinas serão executadas sem surpresas ou chances de algo dar errado.
Gostou da nossa dica? Então assine já a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!