Como melhorar o desempenho da rede de uma empresa?

Uma rede eficiente pode minimizar gargalos e problemas que interrompem o fluxo de trabalho dos profissionais. Dessa forma, tecnologias como o cloud computing se tornam mais acessíveis e apresentam-se como ótimas estratégias para as instituições que querem aprimorar a produtividade.

Juntos, esses fatores tornam a empresa muito mais competitiva e alinhada com as demandas do mercado. Continue a leitura e saiba como tornar a rede local da sua empresa mais eficaz!

Segmente a rede

Segmentar a rede é uma medida simples e que pode influenciar diretamente na capacidade de pacotes de dados circularem com segurança. Essa prática divide a rede em pequenos “silos”, o que melhora a forma como os equipamentos direcionam o tráfego, além de mitigar riscos de segurança. Portanto, deve ser adotada para otimizar o desempenho da rede e evitar brechas que afetem a privacidade dos usuários.

Busque reduzir o ping

A latência é um fator muitas vezes ignorado, mas que influencia diretamente no desempenho das redes, especialmente das que utilizam Wi-Fi. Uma latência alta aumenta o tempo de resposta das aplicações e, como consequência, amplia a quantidade de erros que podem ocorrer. Para solucionar esse tipo de falha, uma análise da rede deve ser feita, permitindo ao gestor identificar se o problema está relacionado com a capacidade da infraestrutura ou com a largura da banda.

Monitore os recursos

O monitoramento de recursos deve ser feito continuamente. Ele é crucial para o gestor identificar problemas e corrigi-los rapidamente. Portanto, sempre avalie a disponibilidade de equipamentos, a banda não utilizada e outros fatores que possam contribuir negativamente para a performance da rede.

Atualize equipamentos

As atualizações não servem apenas para disponibilizar novas funcionalidades. Com elas, a empresa tem acesso a correções do software que melhoram a sua performance. Por isso, se você busca um melhor desempenho da rede, tenha um ciclo de testes e aplicação de atualizações para toda a infraestrutura.

Aplique regras de uso

Apesar de não ser querida por muitos profissionais, as regras de uso de internet são um modo prático de evitar o acesso a páginas desnecessárias para o fluxo de trabalho de profissionais ou serviços que comprometem a banda disponível. Mas criar as regras para moderar o uso da rede é algo a ser feito com cuidado. Por isso, sempre converse com profissionais e monte um conjunto de filtros conforme o perfil das suas atividades.

Conte com o apoio de um especialista

Muitas vezes a empresa não sabe como aplicar mudanças ou otimizar as suas rotinas. Nessas horas, o apoio de um especialista pode ser fundamental. Ele trará as tecnologias e metodologias necessárias para dar mais desempenho para a sua rede e reduzir riscos de segurança.

Portanto, sempre procure um especialista como a Tigra Consult. Nós temos um time de profissionais prontos para mudar o dia a dia do seu negócio. Seguindo os padrões do mercado, podemos estruturar um plano de ação capaz de otimizar o desempenho da rede a partir do que há de mais moderno no mercado.

Quer saber mais sobre os serviços da Tigra Consult e como eles podem ajudá-lo? Então fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *