No mundo dos negócios, escolhas bem embasadas geram lucros. Em um contexto no qual o cliente em potencial está a apenas um clique de distância dos produtos do concorrente, a tomada de decisão tem que ser a mais certeira possível.
Neste post, mostraremos o que é business intelligence (BI), seus benefícios e como a análise de dados melhora o processo decisório. Nada como tecnologia avançada para suprir os gestores e colaboradores com informações de qualidade, não é mesmo? Boa leitura!
O que é business intelligence?
Trata-se de uma estratégia destinada a analisar os dados de uma empresa e extrair conhecimento relevante desse trabalho. Assim, o próprio histórico digital de vendas é uma ótima maneira de traçar e estabelecer tendências.
O BI não é exatamente uma ferramenta ou um software, mas depende de programas para entregar valor para a empresa. O business intelligence é um conjunto de processos, que tem como principal objetivo entregar informações valiosas para os gestores e colaboradores.
Quais são as suas vantagens para as empresas?
Chegou o momento de conhecer os benefícios específicos do BI.
Proporciona uma compreensão melhor dos dados
O business intelligence transforma uma enorme quantidade de dados brutos (presentes no próprio histórico de informações digitais do negócio, por exemplo) em um conjunto de insights valiosos para a empresa.
Quer um exemplo prático? Suponhamos que a área financeira da sua empresa não sabe quais são os vendedores, das outras filiais, que têm apresentado os melhores resultados. Cabe à análise de dados e ao BI cruzar informações para entregar a resposta. A partir dela, será mais fácil elaborar os próximos passos.
Eleva a produtividade dos colaboradores
Com informações bem estruturadas ajudando na delimitação de novas estratégias de negócios, será possível direcionar os trabalhadores para atividades focadas na produção efetiva de resultados. Isso resulta em mais transparência na relação desses funcionários com os líderes.
Com a confiabilidade em alta e material de qualidade para traçar novas ações, o ambiente de trabalho é favorecido, gerando mais produtividade em todos os setores.
Gera escolhas e decisões mais precisas
Imagine se a sua empresa pudesse reduzir a quantidade de decisões tomadas, com base em puro achismo. Pois essa é exatamente a principal característica do BI: extrair conhecimento útil para o negócio e repassar informações concretas para municiar as estratégias do negócio.
Aumenta o lucro
Com o trabalho baseado em dados, será mais fácil apontar as estratégias que têm funcionado e descartar procedimentos que não tem gerado bons resultados. Assim, a empresa poderá se concentrar no que realmente dá lucro para o negócio.
Como implementá-lo em seu negócio?
É possível utilizar ferramentas designadas para esse fim. Mas, primeiro, é preciso identificar os gargalos operacionais e avaliar o retorno sobre o investimento. Depois disso, os gestores podem utilizar os programas para delimitar tendências de mercado.
Um dos softwares mais utilizados é o Microsoft Power BI, que oferece a possibilidade de cruzar dados de ferramentas digitais da própria empresa (como planilhas executadas no Excel) com registros de redes sociais. Dessa forma, será possível gerar insights valiosos.
Outro programa bastante útil é o Adobe Analytics, que ajuda os profissionais a gerarem relatórios, em tempo real. Ele também é importante para profissionais como os de marketing, por exemplo, já que facilita a segmentação de público.
Por fim, o Google Studio tem a vantagem de integrar dados oriundos de outras das suas plataformas, como o Google Sheets e o Adwords. É importante notar também que é possível contar com consultoria especializada na área de TI, para desenhar uma estratégia de BI do zero, levando em conta as particularidades da empresa.
O interessante mesmo, é adotar uma cultura data driven, ou seja: esclarecer aos trabalhadores a importância dos dados para embasar importantes decisões de negócio. Agora que você sabe o que é business intelligence, poderá extrair conhecimento útil de diferentes fontes e eliminar os achismos na hora de realizar escolhas dentro da empresa.
Quer entender mais sobre o por quê as soluções de TI são imprescindíveis para economizar? Então, leia agora mesmo o nosso post sobre como a tecnologia ajuda na redução de custos!