Inteligência Artificial (IA) é o processamento inorgânico de informações, ou seja, acontece por meio da tecnologia. É uma infraestrutura com grande capacidade computacional que, ao ser combinada com o aprendizado de máquina, o Big Data e a computação em nuvem, pode promover grande digitalização nas empresas.
Dessa forma, a IA nas empresas garante adequação à Transformação Digital e pode ser aplicada em sistemas de reconhecimento de voz, de segurança, de gestão, de análise preditiva ou em robôs — como os bots, que fazem o primeiro atendimento de clientes em sites institucionais, por exemplo.
Neste artigo discutimos a importância da IA nas empresas e como ela pode ser aplicada para aumentar a eficiência organizacional. Confira!
Quais as vantagens da IA nas empresas?
Segundo o estudo Getting Smarter by the Day: How AI is Elevating the Performance of Global Companies, da Tata Consultancy Services, 84% das empresas consideram a tecnologia essencial para se manterem competitivas.
Os principais benefícios da IA nas empresas estão relacionados à segurança contra ameaças e intrusões e o desenvolvimento de sistemas que aprendem continuamente a tomar melhores decisões.
Mas a tecnologia também automatiza fluxos de trabalho, reduz o tempo de execução de tarefas e a ocorrência de erros. Com isso, sua aplicação aumenta consideravelmente a eficiência global do negócio e ainda reduz custos que seriam incorridos nos processos.
Outra grande vantagem é a possibilidade de realizar predições, que permite aos gestores antecipar demandas e agir antes da ocorrência dos problemas. Da mesma, a alta acessibilidade dos dados produzidos ajuda a implementar mudanças que incrementam a experiência dos clientes e a oferecer produtos e serviços mais adequados às expectativas de consumo deles.
Como aplicar a Inteligência Artificial no meu negócio?
A IA pode ser usada nas empresas de várias formas, como descrevemos a seguir.
Sistemas de gestão
A Inteligência Artificial aplicada em sistemas de gestão automatiza tarefas repetitivas e produz dados para melhorar a tomada de decisão dos gestores. Além disso, a tecnologia também pode ajudar na realização de rotinas simples, como atualizações de aplicações e de ativos que compõem a infraestrutura de TI.
Mecanismos de segurança
A inteligência artificial também pode ser usada para inibir ameaças cibernéticas, por meio da identificação de inconsistências nos padrões de segurança adotados e tentativas de ataques em servidores, pro exemplo.
Os serviços de reconhecimento facial também podem ser usados para a entrada de pessoas nas sedes da empresa, assim como sistemas de análise de imagens de câmeras de segurança permitem a identificação de placas de carros autorizados previamente para ter acesso ao estacionamento.
Chatbots
Os chatbots são robôs com recursos de linguagem natural e de comportamento que conversam como se fossem atendentes humanos, realizam pequenas tarefas e armazenam informações no banco de dados da empresa.
A tecnologia é usada no primeiro atendimento em sites e blogs, por exemplo. Dessa forma, os bots classificam os tickets e os direciona à equipe mais competente para solucioná-los, o que reduz os contatos no help desk e aumenta a taxa de resolução em primeiro chamado.
O uso da IA nas empresas impacta diretamente a eficácia operacional e gerencial do negócio. Por meio da tecnologia é possível garantir maior competitividade, aumentar a produtividade, reduzir custos e desperdícios e adequar a produção aos anseios de consumo dos clientes.
Quer entender melhor o conceito dos chatbots? Descubra um pouco mais sobre essa tecnologia no artigo que selecionamos para você!