Você sabe o que é um malware? As ameaças digitais podem afetar qualquer empresa. Conhecer as suas características e como elas podem ser evitadas, portanto, é algo fundamental.
Se o seu negócio já enfrentou ou pode enfrentar problemas com um malware, confira o post abaixo! Nele, preparamos as principais dicas para o seu negócio se manter mais seguro!
O que é um malware?
Malwares são softwares maliciosos utilizados para capturar ou modificar dados de terceiros. Eles são capazes de se infiltrar em uma infraestrutura de TI, executar ações sem o conhecimento do usuário e, em alguns casos, se replicar automaticamente para outros aparelhos.
Para criar um malware, hackers podem utilizar vulnerabilidades já conhecidas pelo mercado ou realizar uma avaliação do perfil da empresa. Assim, eles conseguem desenvolver um software alinhado com o tipo de dispositivo e sistema utilizado internamente, ou seja, com maior capacidade de atingir o seu objetivo final.
Quais são os tipos de malwares mais perigosos?
Para saber melhor o que é um malware, preparamos uma pequena lista com os principais. Confira!
Ransomwre
Esse tipo de malware ganhou popularidade nos últimos meses. Ele acessa a rede, criptografa os dados do usuário e exige um pagamento em troca da restauração dos arquivos. Em alguns casos, eles podem ter uma estrutura mais simples, apenas compactando os dados e os protegendo com uma senha.
Spyware
O spyware acessa o dispositivo do usuário e se mantém ativo realizando uma coleta contínua de informações em segundo plano. Assim, eles conseguem roubar arquivos sigilosos, senhas e outros tipos de dados sem que o usuário perceba.
Worms
Um tipo de malware que ficou comum na década passada, os worms são malwares que se replicam automaticamente. Em muitos casos, eles apenas atrapalham a rotina do usuário, aumentando o consumo de banda e de processamento.
Trojan
Também conhecido como Cavalo de Troia, o trojan é um malware que se disfarça de uma aplicação legítima e passa a executar ações que demandam privilégios administrativos. Assim, ele conseguem instalar mais malwares ou mesmo executar o sequestro da máquina para outros fins.
Como proteger o seu negócio?
A criação de uma boa política de segurança de dados deve considerar o modo como a infraestrutura da empresa está configurada e o perfil de uso da tecnologia interna. Isso permite ao gestor de TI criar um conjunto de processos para prevenir, identificar e mitigar riscos rapidamente.
A companhia também conseguirá aumentar a confiabilidade dos seus serviços. Como consequência, a empresa se torna mais competitiva frente a seus concorrentes. Portanto, faça um estudo completo da sua infraestrutura e crie uma política de segurança baseada em:
- medidas de prevenção, que sejam capazes de encontrar e remover vulnerabilidades (como atualizações rápidas);
- medidas de identificação de riscos, que auxiliam a empresa a encontrar rapidamente a presença de ameaças em seu ambiente (como o uso de sistemas de monitoramento);
- medidas para mitigar riscos, que auxiliam o time a eliminar rapidamente um malware (como processos de backup de dados).
No cenário atual, em que a tecnologia está profundamente integrada ao dia a dia de qualquer empresa, saber o que é um malware se tornou algo fundamental. Independentemente da área em que os profissionais se encontram, conhecer as ameaças a que eles estão expostos permite evitar riscos e ter uma rotina com menos riscos.
Portanto, sempre busque garantir que os seus profissionais saibam o que é um malware e como ele pode ser evitado. Isso torna a infraestrutura mais segura e livre de ataques, garantindo a competitividade necessária para o negócio.
Gostou deste post e quer saber mais sobre as medidas necessárias para evitar um malware? Então, confira as dicas de segurança de dados em nosso blog!