Como a coleta de dados pode ajudar na tomada de decisão?

A gestão de empresas tem se tornado cada vez mais dependente da coleta de dados. O uso de informações como ferramenta de apoio na rotina de tomada de decisão permite aos negócios serem mais eficientes, evitarem problemas na entrega de resultados e garantir que os riscos sejam sempre os menores possíveis. Afinal de contas, haverá menos intuição no planejamento da companhia.

Mas o que é necessário fazer para garantir que a sua análise seja feita de um modo inteligente? No cenário atual, uma gestão movida a dados pode auxiliar a empresa a ser mais competitiva? Veja no nosso post de hoje!

A importância da coleta de dados para a tomada de decisão

Todo dia gestores precisam tomar decisões. Mas é inegável que, em alguns casos, o caminho que o profissional opta pode ter um impacto direto no sucesso da companhia a médio e longo prazo.

Nessas horas, ter um conjunto de dados pode ser fundamental. Quando há uma quantidade farta de registros, o profissional pode fazer uma escolha com maior grau de precisão, menos intuição e maior confiabilidade.

Isso ampliará o engajamento dos profissionais na execução de projetos, ampliará o retorno com investimentos e a capacidade de a companhia sempre manter-se a frente de concorrentes. Em outras palavras, uma decisão tomada a partir da coleta dos dados certos torna o negócio mais competitivo e lucrativo.

Otimizando o processo de coleta de dados

Para realizar uma coleta de dados eficiente, alguns passos podem ser tomados. Veja os principais abaixo!

Saiba o que você procura

Saber o que a empresa busca com a análise de informações é um ponto básico. O conhecimento sobre os objetivos da análise de dados auxilia o profissional a se preparar melhor, saber onde buscar informações e como filtrar registros. Dessa forma, a análise será mais precisa e ágil.

Automatize a coleta de informações

A coleta de informações pode ser automatizada nos cenários em que o processo é feito de modo contínuo. Isso reduzirá o índice de erros, garantirá que o analista sempre tenha dados atualizados e tornará os insights mais precisos.

Tenha cuidado com a privacidade

Uma das etapas de qualquer atividade de análise de dados é o armazenamento das informações. Nessa hora, a empresa deve tomar cuidado para evitar que os registros sejam salvos em um lugar seguro e confiável. Portanto, sempre considere a privacidade como um dos fundamentos da sua rotina de coleta de dados.

Busque dados de qualidade

As escolhas tomadas pela empresa após a coleta de dados só geram bom impacto caso a organização busque informações de qualidade.

Diante disso, trabalhe com os seus profissionais para terem sempre fontes confiáveis, de alta integridade e atualizadas. Isso vale tanto para aplicações internas (como o ERP e o CRM) quanto para os registros de redes sociais e do mercado.

3 cenários em que a análise de dados pode ser utilizada

A empresa também pode utilizar a coleta de dados para outras rotinas que não a tomada de decisão. Nesses cenários, os benefícios serão semelhantes: melhor posicionamento do negócio e aumento de competitividade.

Há três rotinas em que a análise de dados pode ter um grande impacto. São elas:

  1. a identificação de gargalos operacionais;
  2. a avaliação do retorno sobre os investimentos;
  3. a busca por tendências do mercado.

Em todos os casos, a empresa deve fazer uma coleta de dados bem estruturada, aproveitando as estratégias listadas acima. Isso garantirá que o negócio otimize seus fluxos operacionais, reduzindo problemas na sua rotina corporativa e maximizando as receitas a médio e longo prazo.

As rotinas de tomada de decisão são fundamentais para qualquer empresa. Mas para que elas atinjam os resultados esperados e possam colocar o negócio em um lugar de destaque, o gestor deve preparar um processo estruturado com foco em resultados e na busca por dados de qualidade. Dessa forma, a companhia poderá obter bons insights e trabalhar os seus serviços para que eles fiquem mais inovadores e inteligentes.

Gostou da dica? Então compartilhe este post com os seus contatos!

3 comentários em “Como a coleta de dados pode ajudar na tomada de decisão?”

  1. Pingback: Multa LGPD: quais os riscos para as empresas? - Tigra Consult

  2. Pingback: SAC 4.0: entenda o que é e sua importância - Tigra Consult

  3. Pingback: Como calcular o ROI em projetos de TI? Confira agora mesmo - Tigra Consult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Ao acessar esse site, eu concordo e dou meu consentimento à TIGRA CONSULT para partilhar cookies e dados de acesso com sociedades do grupo, incluindo, mas não se limitando a afiliadas e subsidiárias, para finalidades descritas na Política de Privacidade. Eu li, compreendi e concordo com a Politica de Privacidade.