A gestão de empresas tem se tornado cada vez mais dependente da coleta de dados. O uso de informações como ferramenta de apoio na rotina de tomada de decisão permite aos negócios serem mais eficientes, evitarem problemas na entrega de resultados e garantir que os riscos sejam sempre os menores possíveis. Afinal de contas, haverá menos intuição no planejamento da companhia.
Mas o que é necessário fazer para garantir que a sua análise seja feita de um modo inteligente? No cenário atual, uma gestão movida a dados pode auxiliar a empresa a ser mais competitiva? Veja no nosso post de hoje!
A importância da coleta de dados para a tomada de decisão
Todo dia gestores precisam tomar decisões. Mas é inegável que, em alguns casos, o caminho que o profissional opta pode ter um impacto direto no sucesso da companhia a médio e longo prazo.
Nessas horas, ter um conjunto de dados pode ser fundamental. Quando há uma quantidade farta de registros, o profissional pode fazer uma escolha com maior grau de precisão, menos intuição e maior confiabilidade.
Isso ampliará o engajamento dos profissionais na execução de projetos, ampliará o retorno com investimentos e a capacidade de a companhia sempre manter-se a frente de concorrentes. Em outras palavras, uma decisão tomada a partir da coleta dos dados certos torna o negócio mais competitivo e lucrativo.
Otimizando o processo de coleta de dados
Para realizar uma coleta de dados eficiente, alguns passos podem ser tomados. Veja os principais abaixo!
Saiba o que você procura
Saber o que a empresa busca com a análise de informações é um ponto básico. O conhecimento sobre os objetivos da análise de dados auxilia o profissional a se preparar melhor, saber onde buscar informações e como filtrar registros. Dessa forma, a análise será mais precisa e ágil.
Automatize a coleta de informações
A coleta de informações pode ser automatizada nos cenários em que o processo é feito de modo contínuo. Isso reduzirá o índice de erros, garantirá que o analista sempre tenha dados atualizados e tornará os insights mais precisos.
Tenha cuidado com a privacidade
Uma das etapas de qualquer atividade de análise de dados é o armazenamento das informações. Nessa hora, a empresa deve tomar cuidado para evitar que os registros sejam salvos em um lugar seguro e confiável. Portanto, sempre considere a privacidade como um dos fundamentos da sua rotina de coleta de dados.
Busque dados de qualidade
As escolhas tomadas pela empresa após a coleta de dados só geram bom impacto caso a organização busque informações de qualidade.
Diante disso, trabalhe com os seus profissionais para terem sempre fontes confiáveis, de alta integridade e atualizadas. Isso vale tanto para aplicações internas (como o ERP e o CRM) quanto para os registros de redes sociais e do mercado.
3 cenários em que a análise de dados pode ser utilizada
A empresa também pode utilizar a coleta de dados para outras rotinas que não a tomada de decisão. Nesses cenários, os benefícios serão semelhantes: melhor posicionamento do negócio e aumento de competitividade.
Há três rotinas em que a análise de dados pode ter um grande impacto. São elas:
- a identificação de gargalos operacionais;
- a avaliação do retorno sobre os investimentos;
- a busca por tendências do mercado.
Em todos os casos, a empresa deve fazer uma coleta de dados bem estruturada, aproveitando as estratégias listadas acima. Isso garantirá que o negócio otimize seus fluxos operacionais, reduzindo problemas na sua rotina corporativa e maximizando as receitas a médio e longo prazo.
As rotinas de tomada de decisão são fundamentais para qualquer empresa. Mas para que elas atinjam os resultados esperados e possam colocar o negócio em um lugar de destaque, o gestor deve preparar um processo estruturado com foco em resultados e na busca por dados de qualidade. Dessa forma, a companhia poderá obter bons insights e trabalhar os seus serviços para que eles fiquem mais inovadores e inteligentes.
Gostou da dica? Então compartilhe este post com os seus contatos!
Pingback: Multa LGPD: quais os riscos para as empresas? - Tigra Consult
Pingback: SAC 4.0: entenda o que é e sua importância - Tigra Consult
Pingback: Como calcular o ROI em projetos de TI? Confira agora mesmo - Tigra Consult