Como calcular o ROI em projetos de TI? Confira agora mesmo

Você sabe como calcular ROI em projetos de TI? Hoje, avaliar a rentabilidade de projetos é um passo fundamental para o seu sucesso. Afinal, essa estratégia auxilia o gestor a mensurar custos, identificar a viabilidade da iniciativa e reduzir os riscos de prejuízos ocorrerem.

Em outras palavras, saber como calcular ROI permite que o negócio tome escolhas mais inteligentes e alinhadas com as suas metas de médio e longo prazo. Por isso, esse indicador deve sempre estar no centro das rotinas de tomada de decisão de uma equipe.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o post a seguir!

O que é o ROI?

Também chamado de Retorno Sobre o Investimento, o ROI (Return Over Investiment, em inglês) é o indicador que aponta o potencial que um investimento traz para o negócio. Ele é geralmente aplicado nos processos de tomada de decisão para indicar ao gestor qual caminho terá o melhor custo-benefício possível. Desse modo, prejuízos são evitados e a empresa poderá realizar escolhas com alto potencial de retorno.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI deve ser feito considerando duas variáveis: o valor necessário para o investimento e o potencial de retorno financeiro que ele trará. Desse modo, o gestor consegue identificar a lucratividade de cada opção disponível.

Podemos tomar como exemplo o investimento na licença de um software de gestão integrada com um pagamento de assinatura mensal no valor de R$ 25,00. Caso ele consiga gerar um retorno em termos de produtividade e redução de custos de R$ 50,00, o ROI será de 2x. Ou seja, o ROI será positivo.

Por que calcular o ROI?

Os projetos de TI podem trazer um grande retorno para qualquer empresa. Migrar para novas tecnologias, investir na criação de sistemas personalizados ou mudar as rotinas de trabalho permite ao negócio se manter competitivo e à frente dos concorrentes. Porém, para que isso dê certo, é crucial que o gestor saiba se planejar para atingir os melhores resultados possíveis.

Nesse sentido, saber como calcular ROI se torna algo estratégico. Esse indicador permite que empresas evitem prejuízos e tornem as suas escolhas mais robustas. Afinal, haverá uma visão abrangente sobre o que pode ser feito para atrair novos recursos e o potencial de lucro de cada decisão tomada pela equipe de líderes.

Além disso, um bom calculo de ROI traz mais engajamento para as equipes. O gestor não só poderá justificar as suas escolhas com mais segurança, mas também será capaz de demonstrar como cada investimento afetará o dia a dia da empresa. Com isso, os times poderão se envolver mais nas mudanças e atuar ativamente para que os resultados sejam alcançados.

Investir na área de tecnologia é algo que traz grande competitividade para qualquer negócio. O uso da TI no ambiente corporativo permite aos gestores reduzir custos, melhorar a performance dos profissionais e aumentar o nível de inovação. Além disso, times podem atuar de maneira mais integrada e eficaz.

Nesse sentido, saber como calcular ROI é algo fundamental. Essa prática deve ser aplicada não só nos projetos de tecnologia, mas também no investimento em SaaS e na renovação de contratos de outsourcing. Desse modo, a empresa tornará os seus investimentos mais robustos, confiáveis e capazes de atrair os resultados esperados.

Quer saber como soluções SaaS podem tornar a sua empresa mais eficiente? Então fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco