Os ativos de TI são vitais em uma infraestrutura de TI. Pode ser um software, usado para a gestão organizacional, equipamentos de rede, servidores ou storages para backup, por exemplo. Seu devido monitoramento é essencial para evitar falhas e longos períodos de inatividade, problemas que poderiam comprometer processos e o andamento do negócio.
A garantia da alta disponibilidade desses recursos não é uma tarefa fácil. Exige mapeamento e constante atualização de todos os ativos de TI que compõe o escopo desse setor tão importante para a eficiência e manutenção da competitividade das empresas.
Quer entender melhor o que são os ativos de TI e como eles podem ser monitorados para minimizar prejuízos que poderiam ser causados pelo uso contínuo e indiscriminado dessas soluções? Continue a leitura deste post!
O que são ativos de TI?
São equipamentos e soluções que compõem o ambiente de TI da empresa:
- hardwares: computadores, dispositivos móveis, switches, roteadores, servidores;
- soluções de segurança: antivírus, firewalls;
- softwares: sistemas de gestão, sistemas operacionais, storages de backup, carga de processamento;
- recursos e insumos: energia elétrica, serviços de suporte e manutenção.
Alguns ativos de TI são identificados pelo Management Information Base (MIB), em que consta dados do fabricante, ano de fabricação, modelo e todos os recursos do próprio equipamento que podem ser monitorados individualmente. O switch, por exemplo, fornece dados de seu processamento e do consumo de cada porta Ethernet a que ele está conectado.
Os recursos que consomem energia elétrica podem ser monitorados por meio das CLP (Centrais Lógicas Programadas) ou dos módulos de nobreaks, que já informam o consumo dos ativos de TI que estão ligados a ele, assim como a sua capacidade de atendimento em caso de falhas energéticas.
Por que fazer o gerenciamento dos ativos de TI?
Para que toda a infraestrutura não seja usada sob o risco de fadiga, com sobrecarga das operações, é preciso ser capaz de identificar a necessidade de substituir os ativos de TI quando é gerado um desgaste excessivo.
Isso, porque manter soluções desatualizadas ou ociosas poderia prejudicar financeiramente a empresa e até mesmo os profissionais que lidam com o setor, aumentar o risco cibernético de todo o parque tecnológico, dos dados próprios e de terceiros e, ainda, comprometer a capacidade de trabalho de toda a organização.
Toda a infraestrutura deve ser capaz de suportar os processos da empresa e potencializar a capacidade de atendimento de demandas. É preciso saber quais soluções compõe o escopo do negócio, gerenciar adequadamente esses ativos de TI e os recursos necessários para mantê-los em funcionamento.
Com o monitoramento dos recursos, também é possível viabilizar uma eficiência energética que não comprometa os gastos. Assim, a empresa pode aumentar a sua capacidade de investimento e aprimorar o parque tecnológico quando necessário. Essa eficiência se reflete em toda a organização, em longo prazo.
Além disso, por meio do monitoramento contínuo, é possível identificar falhas nas soluções e na arquitetura da rede, que poderiam ocasionar a perda de performance. Também pode-se criar um plano de substituição das soluções, que de forma preditiva, mantenha condições ideais baseadas na qualidade e na segurança da infraestrutura.
Como gerenciar os ativos de TI?
Mapeie os ativos de TI
O primeiro passo é analisar o ambiente de TI para identificar possíveis falhas na arquitetura de rede, na atualização e segurança dos ativos de TI. Para isso, é preciso mapear: listar e identificar o tempo de uso de cada equipamento.
Com base em informações de fábrica, os responsáveis podem fazer um prognóstico sobre o seu tempo de vida útil. Dessa forma, é possível saber, também, se o desempenho elétrico dos equipamentos está de acordo com as normas vigentes ou metas de consumo estabelecidas para minimizar os gastos, sem prejudicar sua eficiência.
Utilize frameworks
Existem frameworks que podem ser usados para garantir o correto uso e eficiência das soluções que compõe a infraestrutura de TI. A metodologia ITIL, por exemplo, auxilia os profissionais de TI a promover uma gestão com foco na qualidade por meio de cinco fases: estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua do serviço.
Conte com ajuda especializada
Os serviços gerenciados de TI são uma forma eficiente de monitorar toda a infraestrutura. É uma solução oferecida por empresas que contam com profissionais especializados, que já lidam com as mesmas demandas de outros clientes e sabem exatamente como gerenciar os ativos de TI da forma correta.
Assim, é possível garantir a alta disponibilidade dos recursos e controlar, de forma integrada, contínua, com segurança e por meio de relatórios de fácil entendimento, todos os eventos, ativos e o desempenho do seu ambiente de TI.
Os ativos de TI são recursos essenciais para qualquer empresa manter a eficiência de seus processos e a sua competitividade, num mercado amparado cada vez mais pela tecnologia.
Entre em contato conosco e conheça mais sobre as soluções gerenciadas que podem garantir essa estabilidade para o seu negócio!
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