COMO USAR REDE WI-FI CORPORATIVA DA MELHOR MANEIRA?

Atualmente, políticas de trabalho como a BYOD (em que os profissionais utilizam os próprios aparelhos no local de trabalho) e a Internet das Coisas colocaram as redes sem fio no centro das atenções do gestor de TI. O modo como a rede Wi-Fi corporativa é gerenciada influencia diretamente em várias rotinas. Em função disso, proteger os usuários de problemas é fundamental.

Além disso, é necessário estruturar rotinas para evitar falhas de segurança e problemas de performance. Mas por onde começar? Confira abaixo!

Utilize replicadores de sinal

Muitos prédios não foram feitos considerando a presença massiva das redes Wi-Fi no ambiente corporativo. Em função disso, a arquitetura predial contribui drasticamente para reduzir a qualidade do sinal conforme o usuário se distancia do roteador.

Para contornar esse problema, uma boa alternativa é investir em replicadores de sinal. Os chamados pontos de acesso recebem o sinal de rede (via cabos ethernet ou mesmo de outro aparelho) e reproduzem o seu sinal.

Isso permite que a companhia garanta que o usuário tenha uma experiência uniforme ao utilizar a rede Wi-Fi corporativa em todos os seus ambientes de trabalho. O sinal será reproduzido por todos os andares da companhia com alta potência, reduzindo os problemas enfrentados para acessar recursos em áreas remotas.

Tenha uma rede segmentada

Um dos problemas de possuir muitos aparelhos conectados a mesma rede é a possibilidade dos usuários acessarem vários recursos. Isso é uma vulnerabilidade de segurança grave: se um usuário pode visualizar vários equipamentos, o comprometimento da sua conta resultará em um grande impacto para a companhia.

Para evitar esse tipo de risco, segmente a sua rede. Divida os usuários em grupos, limitando o número de dispositivos e áreas da rede que os seus equipamentos podem acessar. Assim, a conexão será mais confiável e fácil de monitorar.

Monitore os recursos

O monitoramento de recursos faz parte do dia a dia de qualquer setor de TI. Na infraestrutura de rede, ele funciona tanto como um meio de tornar a conexão mais eficiente como, também, mais segura.

Por isso, invista em ferramentas de monitoramento ativo. Elas devem estar aplicadas para identificar gargalos de performance, problemas de sobrecarga e brechas de segurança. Assim, o time saberá exatamente quais pontos devem ser otimizados.

Não ignore a segurança

A segurança digital é um ponto crítico para qualquer parte da infraestrutura de TI. A de rede também não fica de fora.

Portanto, faça ajustes para garantir o máximo de confiabilidade para as conexões. Utilize soluções de monitoramento, ferramentas de controle e de bloqueio de acesso. Assim, será mais fácil mitigar riscos e garantir a qualidade dos processos.

A rede Wi-Fi corporativa é crucial para empresas se manterem competitivas em um cenário em que os dispositivos móveis fazem parte do nosso dia a dia. Portanto, investir na sua performance é crucial.

Com uma infraestrutura de rede confiável, a empresa pode mitigar problemas e riscos. O gestor de TI conseguirá entregar aos usuários uma conexão confiável, robusta e capaz de lidar com os desafios do mercado atual. Em outras palavras, investir na qualidade da sua rede Wi-Fi corporativa é investir no sucesso do negócio.

E então, gostou deste post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco