A pandemia do coronavírus forçou as empresas a se readequarem às novas exigências do mercado para manterem a maior parte dos seus clientes. Quando a epidemia for superada, tendências que ganharam espaço se tornarão cada vez mais recorrentes.
Pensando nisso, preparamos um post para apresentar as principais tendências pós-pandemia. Com esse conhecimento, os gestores conseguirão adaptar a sua atuação de acordo com as demandas que têm surgido. Boa leitura!
1. Trabalho remoto
Os modelos de trabalho remoto e home office foram adotados como uma necessidade, mas é bastante provável que eles se tornem uma realidade cada vez mais comum. Isso se tornou possível com a ajuda de tecnologias em nuvem, que facilita o armazenamento e compartilhamento de arquivos de negócio.
Além disso, o trabalho remoto tem a ver com outro conceito que tem ganhado cada vez mais espaço: a mobilidade corporativa, que explica a preferência da empresa por colaboradores que consigam realizar suas atividades em qualquer lugar do mundo.
2. Popularização do 5G
O 5G, que deve chegar em breve ao Brasil, criará oportunidades para novos produtos e serviços. Ele não é apenas uma conexão de internet bem mais veloz: tem a ver, também, com o próprio controle de doenças.
Isso porque o setor de saúde tem utilizado cada vez mais os dados digitais. Governos no mundo todo estão utilizando os telefones das pessoas para monitorar a movimentação e para criar aplicativos destinados a alertar aqueles que estejam perto de focos de vírus.
Em relação aos negócios em geral, a chegada de uma conexão diferenciada traz mais eficiência e agilidade, o que facilita os negócios entre empresas que possuem muitas filiais e o relacionamento com fornecedores.
3. Pagamentos biométricos
Hoje, é comum que as pessoas carreguem pouco dinheiro em papel e quitem suas contas com cartões. Mas esse não é o último passo no modo com que lidamos com nossas finanças. Novas experiências em pagamento serão cada vez mais comuns.
Entre elas, podemos citar as carteiras digitais e pagamentos biométricos. Afinal de contas, células e moedas carregam bactérias e um novo surto de doenças é a última coisa que precisaremos em um momento de superação do coronavírus.
4. Experiências culturais imersivas
É provável que você tenha acompanhado alguma live musical durante a pandemia. Além disso, outras experiências culturais tiveram que se adaptar à nova realidade: assim, tours virtuais a museus ganharam destaque.
Esse tipo de experiência tem tudo para se tornar cada vez mais imersiva, com a ligação dos ambientes físico e digital. Isso porque novas tecnologias, como realidade aumentada, servirão para facilitar essa conexão.
A realidade aumentada, diferentemente do que ocorre na realidade virtual, quer manter o usuário no mundo real, mas com uma maior atenção aos detalhes do seu entorno. Segundo o estudo Hype Cycle, da consultoria internacional em tecnologia Gartner, as experiências imersivas são uma das três principais tendências atuais.
5. Reconfiguração dos locais de comércio
Em algum momento, retornaremos às nossas lojas preferidas. Contudo, esses ambientes deverão se adaptar às novas exigências. Estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lojas de conveniências e academias, deverão redesenhar seus espaços para reduzir aglomerações.
Além disso, o acesso a produtos de higiene, como álcool em geral, será cada vez mais comum. Os locais deverão transformar seus espaços para que as pessoas se sintam como se estivessem em casa, devidamente protegidas.
Como pudemos ver no artigo, grande parte das tendências pós-pandemia tem a ver com o uso eficiente de tecnologia. Assim, adquirir soluções inteligentes será cada vez mais importante para manter o negócio operando em alto nível e fidelizar clientes. As empresas devem se preparar para esse período de transformação digital, se quiserem manter sua participação no mercado.
Para continuar informado sobre tecnologias que influenciarão o novo cenário de negócios, leia agora mesmo o nosso post sobre chatbots!