A gestão de inventário de TI é uma atividade-chave para manter um controle eficaz sobre todos os ativos tecnológicos de uma empresa, porém, diversas organizações deixam de realizar esse processo e acabam sofrendo com a falta de organização.
O que acontece, geralmente, é que, em um primeiro momento, o número de ativos é pequeno, e os gestores acabam achando desnecessário investir tempo e recursos na criação de um inventário de TI. No entanto, uma infraestrutura de tecnologia pode crescer rapidamente.
Neste post, nosso objetivo é mostrar para você, gestor, qual a real importância estratégica, dentro do negócio, de se realizar a gestão de inventário de TI e quais as vantagens que esse processo pode trazer para a sua empresa. Boa leitura!
A gestão de inventário de TI
O inventário de TI nada mais é que um documento no qual estão inseridos todos os ativos tecnológicos de sua empresa, softwares e hardwares, com descrição e principais informações acerca de cada um deles.
Ou seja, um inventário eficaz poderá conter atualizações de software, as licenças para utilização, números de série, datas de garantia, últimas manutenções e diversas outras informações as quais sua equipe julgar necessárias para manter um bom controle sobre esses ativos.
Existem várias formas de manter esse tipo de documento: desde uma lista simples utilizando um editor de texto comum até sistemas especializados para isso, que têm uma série de outros recursos interessantes.
O SGI da Tigra é um dos exemplos de software de gestão que permite realizar todo o monitoramento dos ativos de TI de uma empresa e facilita ainda mais a atuação do gestor, permitindo uma visualização ampla de todo e qualquer ativo dentro do ambiente.
A importância do inventário de TI
Manter um inventário de TI atualizado pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, garantindo o retorno dos investimentos realizados para a sua criação e manutenção. Veja, abaixo, algumas das principais vantagens do inventário de TI!
Diminuição de riscos
Manter todos os softwares e hardwares atualizados diminui as chances de ataques de hackers e invasões, uma vez que as vulnerabilidades são tratadas, garantindo muito mais segurança para você e seus clientes.
Melhor controle
Ao manter um inventário de TI, a transparência aumenta, sendo que todo ativo tecnológico é visível, além de sua situação atual. Dessa forma, qualquer problema é rapidamente identificado e tratado, evitando transtornos maiores.
Aumento de vida útil
Ao manter um controle eficaz sobre as atualizações e manutenções de hardware dentro da empresa, o inventário de TI colabora com o aumento da vida útil dos equipamentos, reduzindo os custos do negócio.
As vantagens de uma boa gestão apoiada por software
Em um primeiro momento, quando o ambiente de TI ainda é mínimo, listas e controles em tabelas podem se mostrar eficientes, mas, conforme o ambiente cresce, migrar a gestão para um software especializado é a melhor opção.
Utilizando sistemas como o SGI da Tigra, é possível contar com uma assistência especializada e diversas funções que facilitam a gestão de seus ativos de TI ao mesmo tempo em que conferem maior agilidade ao trabalho.
Com esse tipo de solução, as vantagens não se limitam apenas ao controle do inventário de TI, mas também ao monitoramento, utilização de firewall, antivírus, backups e várias outras soluções integradas em uma única plataforma.
A gestão de inventário de TI é algo fundamental dentro de qualquer empresa, podendo facilitar o trabalho e garantir um melhor uso da tecnologia. Esperamos que isso possa ter ficado claro para você ao finalizar a leitura deste post.
Ainda não acabou! Quer saber se você deve contratar uma consultoria de TI? Confira estes 4 motivos!
Pingback: SLM: entenda mais sobre esse conceito - Tigra Consult