Para mensurar o desempenho do negócio de forma mais precisa, é possível contar com métricas específicas. É o caso do índice de uptime, um indicador muito útil e que fornece informações sobre os sistemas tecnológicos de uma empresa.
Pensando nisso, preparamos um post especial para apresentar informações sobre o índice, suas aplicações e sua importância para empresas de diferentes segmentos. Acompanhe conosco!
O que é o índice de uptime?
O uptime é uma medida de tempo diretamente relacionado à disponibilidade de um sistema tecnológico, como servidores, sites e estruturas de segurança, em pleno funcionamento. Quanto maior for o número, mais elevado será o desempenho geral do ambiente de TI.
Trata-se do oposto de downtime, que se refere a uma estrutura que não esteja funcionando. Dessa forma, o uptime pode ser traduzido como o tempo de atividade. O ideal é que essa métrica esteja em, pelo menos, 99%, que é a ideal para manter os sistemas disponíveis e gerar mais produtividade para o negócio.
O autor André Bittencourt do Valle, em seu livro “Gestão estratégia da tecnologia da informação”, fornece alguns dados interessantes: segundo ele, caso o índice de aplicações importantes esteja em 99%, o downtime equivale a 87,6 horas por ano.
Do mesmo modo, se o índice de uptime alcança 99, 999%, o downtime será mínimo: menos de uma hora por ano.
Para que ele serve?
Para que uma empresa mantenha as suas atividades em pleno funcionamento, é preciso que as aplicações tecnológicas estejam sempre disponíveis. Desse modo, o rendimento do negócio como um todo se mantém em alta.
Como mostramos anteriormente, um índice de ao menos 99% é o ideal. Para que as empresas se mantenham nesse patamar, é muito importante que o time de TI disponha de ferramentas de alta performance para garantir não só disponibilidade, mas também desempenho.
Assim, será possível reduzir o downtime, reduzindo o tempo em que o sistema é paralisado por alguma falha nos processos. Uma boa forma de conseguir manter o seu uptime em alta é por meio da terceirização de TI, no qual a empresa passa a contar com colaboradores externos para manter a sua estrutura tecnológica em alta performance.
Qual é a importância da métrica para empresa?
A transformação digital faz com que tecnologias de alto nível estejam disponíveis para empresas de diferentes segmentos e portes. Além disso, fez com que elas se tornassem mais dependentes da internet e dos recursos de TI para buscarem vantagem competitiva.
Assim, qualquer indisponibilidade em um sistema, como um servidor, se torna bastante prejudicial aos negócios. Além do prejuízo causado pela paralisação temporária das operações, essas falhas podem comprometer os dados da empresa.
Dessa forma, o uptime oferece uma maneira bastante precisa de mensurar o nível geral de disponibilidade das aplicações. Quando ele está em alta, a sua empresa tem tudo o que precisa, em termos de TI, para manter a produtividade sempre alta.
Isso faz toda a diferença no gerenciamento, até mesmo como uma forma de incentivar os colaboradores. Afinal, todo bom profissional quer trabalhar em uma empresa que investe em recursos tecnológicos destinados a otimizar as atividades.
Percebeu como o índice de uptime é essencial tanto para a produtividade geral como para a visualização do progresso como um todo? Ele fornece meios de garantir que a estrutura de TI esteja funcionando em alto nível.
E aí, curtiu o texto e se interessou pela possibilidade de contar com colaboradores externos para elevar o seu índice de uptime? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!
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