Você sabe o que é shadow it? Nos ambientes corporativos, é normal que diferentes soluções em tecnologia da informação sejam utilizadas como uma forma de aumentar a eficiência operacional e a produtividade. Elas podem auxiliar em tarefas administrativas básicas e até permitir a automação de tarefas mais específicas.
No entanto, é preciso ter em mente que o uso de determinados recursos pode representar perigos para a segurança dos dados da empresa. Para mitigar esses riscos, é importante entender o conceito de shadow it e conhecer os cuidados que ele demanda.
Confira ao longo deste post as principais informações sobre o assunto!
Afinal, o que é shadow it?
Cada vez mais, as empresas buscam aprimorar suas políticas de TI para garantir uma atuação segura na web. Nessas diretrizes, é comum que sejam estabelecidos os softwares, serviços e dispositivos aprovados pela companhia para o tratamento de suas informações.
Dessa forma, é chamado de shadow it toda utilização de recurso que não está sob o controle do departamento de tecnologia da informação. É como se esses recursos paralelos constituíssem uma espécie de sombra no controle de TI exercido pela empresa, o que ajuda a entender o nome dessa prática.
Como isso acontece dentro da empresa?
Assim como a variedade de ferramentas existentes é grande, a ocorrência de shadow it dentro da companhia também pode se dar de diferentes formas. Provavelmente, a mais comum se refere ao uso de serviços baseados em computação em nuvem que não contam com a expressa aprovação organizacional.
Nesse aspecto, é fácil nos lembrarmos de provedores de e-mail, mensagens instantâneas, drive virtual, agenda, editores de documentos etc. Afinal, eles podem ser excelentes alternativas para agilizar uma série de demandas e, de forma geral, melhorar os serviços da empresa.
O acesso a redes sociais, quando não for relevante para as atividades, também é um exemplo válido. O mesmo vale para o uso de dispositivos que não foram previamente autorizados para fins institucionais, como computadores, smartphones e tablets.
Quais cuidados devem ser observados?
Apesar de essas parecerem situações comuns para muitas empresas, existem cuidados fundamentais que devem ser tomados para reduzir os riscos associados ao shadow it. Isso porque, apesar dos possíveis benefícios, essa prática pode ser também uma ameaça à segurança de dados da empresa.
A razão é muito simples: por não terem sido avaliados pelo departamento de TI, essas ferramentas podem atuar também como um verdadeiro canal de vazamento de informações. Sem o aval da companhia, não dá para assegurar que os recursos utilizados apresentam os protocolos de segurança necessários para garantir que os dados ali inseridos estão seguros.
Muitas vezes, a ocorrência de shadow it dentro de uma empresa pode indicar a necessidade de aumento nos investimentos em tecnologia da informação. Com essa iniciativa, será possível aumentar as possibilidades dos colaboradores no dia a dia sem abrir mão do controle necessário por parte do gestor.
Na gestão de TI, a busca deve se orientar pela padronização de processos, que permite uma boa eficiência operacional com segurança controlada. Essas características geram credibilidade para o negócio e confiança aos clientes e parceiros.
Ao compreender o que é shadow it, fica claro que um monitoramento apurado sobre essa prática deve fazer parte da rotina do departamento de tecnologia da informação. Assim, será possível identificar as melhorias que podem ser implementadas ao ambiente seguro da empresa, evitando a exposição de dados importantes na rede mundial.
Quer aprimorar a gestão de TI da sua empresa? Entre em contato para conhecer as soluções inteligentes da Tigra Consult e tenha o máximo que a internet pode oferecer!