Por que é importante investir na renovação do parque de máquinas?

Os equipamentos que uma empresa mantém influenciam diretamente a qualidade dos serviços que são executados. Por isso, gestores devem sempre estar atentos ao modo como eles investem na renovação de parque de máquinas. Se a infraestrutura se mantém atualizada, os riscos operacionais e a qualidade do serviço prestado são muito maiores.

Mas para fazer isso sem problemas é necessário planejamento. Por isso, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como ter uma estratégia de renovação de parque de máquinas pode ajudá-lo a ser mais competitivo!

O que é o parque de máquinas de uma empresa?

Parque de máquinas é o termo utilizado para definir todos os equipamentos que uma empresa possui. Isso inclui os equipamentos da infraestrutura de TI, como os dispositivos de rede, e até mesmo ferramentas complexas, como tratores. Esses ativos são adquiridos conforme a demanda da empresa e podem passar por processos de manutenção preventiva, caso o gestor necessite de uma vida útil mais longa.

Como a tecnologia pode ajudar a executar a manutenção do seu parque de máquinas?

Nos processos de gestão, manutenção e renovação de parque de máquinas, a tecnologia tem entregado ao mercado soluções robustas para empresas de vários setores. De rotinas simples, como o controle dos processos de manutenção, a atividades complexas, como a análise de dados de performance, tudo pode ser feito com a solução correta. Por isso, investir em TI pode ser a peça que faltava para o negócio ter uma boa rotina de gerenciamento dos seus ativos.

Softwares de controle de rotinas, por exemplo, podem ser utilizados pela empresa para auxiliar o gestor a ter maior controle sobre como os equipamentos são mantidos. Rotinas de manutenção preventiva e corretiva serão registradas em um único lugar, assim como a troca de peças. Dessa forma, a empresa terá um maior controle sobre a saúde dos seus ativos.

A gestão diária da performance do parque de máquinas também pode ser feita com o apoio da TI. Sensores da Internet das Coisas, integrados à nuvem, enviarão dados contínuos para o gestor sobre a performance de cada equipamento. Isso facilita a troca de peças e a antecipação de eventuais problemas.

Vale apontar, também, que esses dados podem ser integrados a soluções de análise de dados. Isso tornará o planejamento do gestor muito mais robusto. A empresa poderá aproveitar as informações disponíveis para otimizar rotinas, identificar padrões e avaliar o que pode ser feito para maximizar a vida útil de cada equipamento de um modo muito mais inovador e inteligente.

Como investir em novos equipamentos?

A renovação do parque de máquinas exige planejamento. Nenhum gestor gosta de fazer um mau negócio, não é mesmo? Por isso, é necessário um bom cuidado para garantir que a escolha feita pela empresa traga o maior custo-benefício possível.

Diante disso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para trazer mais receitas ao investir na renovação do parque de máquinas. Entre as mais adotadas pelo mercado, podemos apontar:

  • investir em um planejamento de médio e longo prazo;
  • conhecer as demandas de cada setor;
  • avaliar as tendências do mercado;
  • fazer um estudo sobre o fornecedor;
  • buscar o feedback de clientes;
  • fazer a análise do retorno sobre o investimento;
  • comparar preços e o suporte ao cliente.

Essas medidas evitam riscos e tornam o investimento mais robusto. Você será capaz de encontrar uma solução mais alinhada com as demandas internas e as tendências do mercado. Ou seja, a empresa poderá renovar os seus equipamentos sem comprometer o orçamento.

A renovação de parque de máquina é um processo que precisa ser feito com cuidado e planejamento. Mas se alguns passos forem seguidos e o negócio manter uma visão estratégica, será muito mais fácil encontrar a ferramenta alinhada com as demandas internas. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas para garantir que todos possam sempre adquirir ferramentas de alta qualidade!

Quer saber como montar o orçamento de TI para reduzir gastos nessa área? Então leia o post que preparamos sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *