Como a IoT pode ser usadas nas empresas? Confira suas vantagens

O impacto da tecnologia nos negócios tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. As ferramentas de TI não são mais um suporte meramente operacional, mas se tornam cada vez mais um apoio estratégico também. Nesse sentido, elas são utilizadas em diversas frentes e auxiliam nas decisões e no controle da gestão. Podemos destacar o uso de IoT nas empresas como um exemplo.

IoT é uma sigla para internet das coisas, uma das tecnologias mais proeminentes dos últimos anos. Ela promete revolucionar a forma como as pessoas e companhias encaram conectividade e automação, ao permitir que ambos fatores sejam maximizados dentro do ambiente interno. Desse modo, é possível reduzir custos, bem como impulsionar a evolução do setor de TI.

Se quiser aprender sobre essa inovação tão importante nos próximos anos, não deixe de acompanhar o resto deste artigo.

O que é internet das coisas e como funciona?

O termo “internet das coisas”, ou internet of things (IoT), foi cunhado por Kevin Ashton, pesquisador do MIT. Representa a concepção de uma rede de sensores sem fio que conecta objetos do dia a dia por meio da internet. Desse modo, é possível maximizar a conectividade de um espaço, com equipamentos e dispositivos inteligentes se comunicando entre si.

A IoT é composta por sistemas embarcados, que são sistemas computacionais que rodam em hardwares mais simples, com menos capacidade de processamento e memória. Assim, são softwares preparados para funcionar em espaços menores e serem acoplados em objetos comuns, que não necessariamente estão associados com computação, como relógios e geladeiras.

A internet das coisas promete revolucionar o nosso uso de dispositivos, ao levar a internet sempre conosco. Assim, cada ativo se torna capaz de auxiliar nas tarefas do dia a dia.

É importante atentar para o uso empresarial dessa inovação, o que discutiremos com detalhes no próximo tópico.

Como pode ser usada nas empresas?

Nas empresas, a IoT é extremamente benéfica, justamente porque pode ser aplicada em diversos setores, com diferentes fins. O seu uso impulsiona a transformação digital nas organizações.

Um deles, por exemplo, é o rastreamento e monitoramento de ativos. Sensores podem ser instalados nas máquinas da companhia para gerar dados acerca desses equipamentos durante todo tempo de utilização. Assim, a empresa consegue antecipar possíveis problemas e deficiências dessas máquinas, com a realização de manutenções preditivas.

Outra questão é o uso no marketing como uma forma de levantar informações acerca dos clientes e de suas preferências. Com estratégias baseadas em localização, por exemplo, é possível aproveitar o poder de comunicação dos dispositivos para saber mais sobre os clientes e oferecer valor personalizado a eles.

Na logística, a IoT pode ser usada para monitorar pacotes e transportes, de modo a permitir o controle das condições de cada produto e da localização. Na gestão do varejo, é possível contar com prateleiras inteligentes que geram informações sobre os itens em estoque, os que estão em falta e os que não estão sendo vendidos.

Outro uso é para administração dos recursos naturais e elétricos, como gestão da eletricidade e de equipamentos como o ar-condicionado. A empresa consegue garantir um monitoramento para evitar o uso excessivo e desnecessário. 

Quais as vantagens de utilizar a IoT nas empresas?

Como vantagens, podemos mencionar:

  • a redução de tempo de inatividade de equipamentos, com um controle e monitoramento do seu uso;
  • o acompanhamento de cada setor, o que gera transparência e facilita a gestão;
  • melhoria na eficiência, por conta do uso controlado de recursos e da capacidade de gerenciar a utilização;
  • automação, já que os dispositivos inteligentes conseguem realizar tarefas ativamente e dispensar a necessidade de ação humana;
  • redução de custos, com a automação e a eficiência.

Como vimos, a IoT nas empresas gera uma série de facilidades e possibilidades incríveis. Com o poder de acompanhamento e monitoramento, as organizações conseguem eliminar custos, otimizar a sustentabilidade no mercado e se manter fortes e estáveis. Além disso, a adoção dessa inovação representa um passo rumo à transformação digital e a digitalização dos processos para gerar eficiência.

Gostou do conteúdo? Se quiser aprender mais sobre a tecnologia nas empresas, entenda o que são chatbots e veja seus benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Ao acessar esse site, eu concordo e dou meu consentimento à TIGRA CONSULT para partilhar cookies e dados de acesso com sociedades do grupo, incluindo, mas não se limitando a afiliadas e subsidiárias, para finalidades descritas na Política de Privacidade. Eu li, compreendi e concordo com a Politica de Privacidade.