A tecnologia é uma das maiores aliadas das empresas atualmente, porém, alguns gestores ainda pecam ao deixar de monitorar de forma efetiva o ambiente de TI.
Essa falta de controle pode trazer problemas para a empresa ou até mesmo fazer com que a organização deixe de ganhar todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer.
Neste post, nosso objetivo é mostrar a você, gestor, o quão importante é investir no monitoramento de TI, inclusive contando com o apoio de uma empresa terceirizada para isso. Confira a sequência de vantagens logo abaixo!
O que é o monitoramento de ambiente?
O monitoramento de ambiente de TI é um acompanhamento das soluções de tecnologia da empresa, como forma de diminuir o tempo de inatividade, minimizar os riscos de segurança e proteger os dados internos da empresa.
Com uma equipe especializada para o gerenciamento, os seus colaboradores poderão se dedicar ao core business da empresa. Além disso, o monitoramento diminui a ociosidade, já que os profissionais trabalham para evitar as paradas no ambiente de TI.
Como ele é realizado?
O monitoramento do ambiente de TI é realizado através de ferramentas específicas e preparadas para gerar alerta por diversos canais, agilizando assim a tomada de decisão da equipe de TI para a resolução de problemas.
Agora, apresentaremos algumas ações que são realizadas por um bom monitoramento de ambiente.
Anti-phishing ativo
O phishing é uma técnica que tem se reinventado ao longo dos anos, ainda causando transtornos. Trata-se da criação de páginas falsas com o objetivo de roubar os dados dos usuários.
Ele é, geralmente, disseminado pelos e-mails de spam, levando o usuário a uma página corrompida. A partir daí, o usuário é instruído a inserir senhas e dados pessoais, entregando essas informações para os hackers. O monitoramento de TI e a capacitação dos colaboradores sobre segurança na rede são excelentes maneiras de combater essa prática.
Gerenciamento de contas privilegiadas
As contas privilegiadas dentro de um ambiente de TI são os usuários com um nível superior de acesso, como os líderes e supervisores. Elas demandam um esforço maior por conta das informações confidenciais que são conhecidas apenas pelos gestores.
O monitoramento de TI é uma ótima forma de realizar o inventário das contas privilegiadas da empresa, ao incluir tanto os usuários quanto os sistemas utilizados por esses profissionais.
Além disso, a equipe se certificará de que as senhas estejam armazenadas de maneira segura, com todos os requisitos de solicitação de acesso. Com o monitoramento de TI, será possível realizar auditorias de acesso regulares.
Manutenção de uma rotina de atualizações e backups
Atualizações de softwares não existem apenas para adicionar novas funcionalidades nesses programas, mas também prover os clientes com os mecanismos mais recentes de defesas contra diversos ciberataques, como os temidos ransomwares.
Nesse ataque, a empresa é invadida pela exploração das vulnerabilidades existentes na sua infraestrutura. Uma vez que os hackers obtêm acesso aos diretórios internos dos sistemas de TI, eles poderão capturar dados sigilosos e exigir dinheiro para liberar as informações novamente.
Para se proteger contra esse tipo de ataque, que pode ser fatal para a reputação do negócio, a empresa deve manter sistemas atualizados e monitorados. Dessa maneira, qualquer vulnerabilidade será mapeada e os usuários contarão com um ambiente mais protegido para trabalhar.
Quais são as vantagens de monitorar o ambiente de TI?
Conhecemos o conceito e algumas das formas pelas quais o serviço se manifesta. Agora, conheceremos os seus benefícios.
1. Confiabilidade
O primeiro ponto de destaque nas vantagens do monitoramento é, sem dúvida, a confiabilidade de todo o ambiente de TI, afinal de contas, tudo está sob os olhos atentos da equipe.
Ou seja, qualquer alteração será detectada, gerando mais segurança, principalmente em locais nos quais se lida com um excesso de dados sensíveis.
2. Detecção de falhas
Um problema comum dentro das organizações que não realizam o monitoramento de seu ambiente de TI é encontrar a fonte de um problema, que pode levar tempo e prejudicar o andamento das atividades.
Ao monitorar de forma constante, é possível identificar falhas com antecedência, evitando problemas. Além disso, mesmo que algo venha a acontecer, é possível encontrar a fonte rapidamente.
3. Aumento de produtividade
Com a diminuição do tempo ocioso gerado por problemas, é possível observar um salto de produtividade, uma vez que as ferramentas sempre estarão prontas para uso.
Ao mesmo tempo, com um controle maior sobre o ambiente, a equipe de TI pode focar seus esforços na busca por melhores soluções, garantindo, assim, a atualização constante das ferramentas utilizadas na organização.
4. Manutenção preventiva
Gerenciar e monitorar o ambiente de TI de forma ativa também permite que sejam realizadas as manutenções preventivas dos equipamentos, ou seja, evitando problemas futuros e aumentando sua vida útil.
Entre essas ações preventivas podemos destacar:
- atualizações;
- backups;
- passagem de antivírus.
Além disso, um sistema de monitoramento pode fazer o controle automático de todos os equipamentos e emitir alertas para a equipe de TI quando algo deve ser realizado.
Sem um monitoramento de TI, manter o controle sobre todo um ambiente complexo, como o que envolve a tecnologia, é praticamente impossível e, com o tempo, começa a gerar problemas.
5. Disponibilidade
Por último, a combinação de todos os pontos anteriores gera a disponibilidade do ambiente, a capacidade de todas as ferramentas de software e hardware ficarem operacionais pelo maior tempo possível, permitindo sua utilização.
Ou seja, sua empresa poderá sempre contar com suas soluções, evitando períodos ociosos que geram prejuízos, e melhorando a segurança da informação.
Manter uma rotina proativa do monitoramento do ambiente de TI é crucial para que a empresa consiga eliminar os períodos de inatividade, proteger dados sigilosos e garantir a segurança dos sistemas. Para manter o foco no core business e deixar as questões operacionais de tecnologia para os profissionais, é uma ótima ideia contar com a ajuda da Tigra Consult.
Isso porque manter um controle eficaz sobre todo o ambiente de TI carece de um know-how difícil de encontrar no mercado. Assim, a melhor opção é buscar uma parceria com uma empresa terceirizada, que conte com consultores e especialistas em tecnologia e ampla experiência nos serviços prestados.
Com uma grande experiência nesse tipo de projeto, uma organização especializada pode garantir um melhor monitoramento do ambiente de TI, ao mesmo tempo em que permite que seu time interno foque em pontos do seu negócio.
Gostou do artigo e se interessou pela possibilidade de contar com o monitoramento de TI fornecido pela Tigra Consult? Então, entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho!
Pingback: BPO (Business Process Outsourcing): entenda sua aplicação no setor de TI - Tigra Consult
Pingback: Armazenamento em nuvem para empresas: quais as vantagens?