BPO (Business Process Outsourcing): entenda sua aplicação no setor de TI

Você já pensou em investir no Business Process Outsourcing? Também chamado de BPO, essa solução permite a empresas direcionar rotinas secundárias para um parceiro terceirizado.

Hoje, o BPO tem ganhado força em várias empresas diante do seu potencial de aumento de competitividade. Investindo nessa estratégia, ele pode tornar o negócio mais eficaz e capaz de aproveitar todos os recursos de TI disponíveis. Ou seja, a empresa conseguirá migrar para o ambiente da transformação digital e agregar mais valor à infraestrutura existente.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso post a seguir!

O que é o BPO?

O Business Process Outsourcing é uma solução em que processos secundários são terceirizados para uma empresa focada em serviços de TI. Rotinas, como a manutenção de equipamentos, suporte ao usuário, migração de sistemas, gerenciamento de riscos e correção de problemas de segurança podem ser direcionada para esse tipo de prestador de serviço. Assim, os times internos conseguem ter mais foco nas suas atividades mais importantes.

Como o Business Process Outsourcing pode tornar a sua empresa mais eficaz?

O maior benefício que o BPO traz para negócios é a possibilidade de investir menos recursos internos na execução de rotinas secundárias. As rotinas operacionais passam a ser executadas por times especializados, capazes de aplicar as melhores metodologias do mercado para gerar grandes resultados.

Isso dará ao time interno mais habilidade para investir em novos projetos ou em rotinas mais relacionadas ao core business da empresa. A tecnologia, portanto, terá um maior potencial para o negócio, deixando de ser uma ferramenta para virar fonte de geração de recursos e inovação.

Também há a redução de custos. O negócio que contrata o BPO pode formular um time a partir das suas demandas e com alta escalabilidade. Isso melhora o aproveitamento dos recursos disponíveis e abre espaço para um ambiente em que o fluxo de trabalho tem bom nível de fluidez.

A empresa também terá acesso a metodologias e práticas de segurança mais eficazes e modernas. Consequentemente, a empresa conseguirá maximizar a sua competitividade e ter uma infraestrutura de TI de alto nível de confiabilidade.

Quais os impactos de se investir em soluções como o Business Process Outsourcing?

A terceirização de rotinas corporativas tem ganhado espaço em todos os setores da economia. Direcionar atividades secundárias para prestadores de serviço especializados auxilia o negócio a manter o foco em processos críticos. Além disso, amplia a qualidade das atividades que são direcionadas para o parceiro, uma vez que ele terá times dedicados e com alto nível de especialização.

Em um setor como o de tecnologia, serviços como o BPO não devem ter a sua importância ignorada. Afinal, é a TI a responsável por auxiliar companhias a entregar bons resultados e conseguir maximizar as suas receitas.

Por isso, o investimento na terceirização deve ser considerado como algo estratégico quando falamos de TI. O BPO permite aos times de tecnologia focarem em atividades estratégicas, ao mesmo tempo que mitiga riscos e problemas de performance. Dessa maneira, soluções tecnológicas serão empregadas de maneira mais profunda no dia a dia do negócio, aumentando seu nível de inovação e competitividade.

Curtiu essa dica? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o BPO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco