O que é comodato de soluções e como ele beneficia as empresas?

Você já ouviu falar em comodato de soluções? Esse é um termo que aparece com relativa frequência em contratos e propostas comerciais de vários tipos, mas a maioria dos gestores não está familiarizado com o que ele realmente significa.

Por mais que você desconheça o termo, temos a certeza de que você ou sua empresa já realizaram o uso de alguma solução por meio de um acordo de comodato, sendo que esse modelo de negócio é cada vez mais comum no mercado.

Não se preocupe caso você não saiba o que é esse termo e quais os seus benefícios, pois esse é o motivo de termos escrito este post. Continue conosco e conheça mais!

Qual o conceito de comodato de soluções

Podemos conceituar o comodato como um contrato de usufruto de um produto ou objeto por meio de um empréstimo, sendo que ao final de um prazo previamente estabelecido, ele deverá ser devolvido a quem o cedeu.

Nessa relação, temos o comandatário-empresário, que cede seu produto ou objeto, e o comandatário-consumidor, que o recebe em troca de um valor, serviço, ou qualquer outro tipo de vantagem estabelecida em contrato.

Em um primeiro momento, pode parecer um pouco confuso, mas vamos exemplificar. Imagine uma empresa qualquer que demanda por serviços de tecnologia, e um fornecedor que pode oferecer equipamentos em comodato para garantir o contrato de fornecimento desses serviços.

Nesse caso, o fornecedor poderia ceder servidores, dispositivos mobile, computadores, impressoras, firewall entre outros equipamentos, e o consumidor assume o compromisso de utilizar apenas os seus serviços de TI.

Podemos concluir que, nessa relação, ambos os participantes devem obter alguma vantagem, quem cede e quem recebe.

O que diz a lei sobre o comodato de soluções

O comodato é uma modalidade de empréstimo legal, amparada no Código Civil Brasileiro, nos artigos 579 a 585. Ele é entendido como um contrato unilateral, uma vez que quem recebe o bem, comandatário-consumidor, tem algumas obrigações legais.

Por conta de seu modelo diferenciado, um contrato de comodato não requer um registro em cartório, sendo que o ideal é a escrita de todos os pontos que nortearão a relação entre as partes para evitar qualquer tipo de mal-entendido e garantir os direitos dos participantes no caso de uma disputa judicial.

Quais as vantagens do comodato de soluções

Como dito, ambas as partes têm vantagens em uma relação como essa. Quem cede produtos e equipamentos, no caso da TI, tem a garantia que poderá prestar serviços ao cliente e garante uma receita fixa.

Já quem recebe os equipamentos reduz seus custos de aquisição, pois não precisa comprar uma série de soluções para montar sua infraestrutura de tecnologia, podendo contar com o que é cedido em comodato pelo fornecedor de serviços de TI.

Quais os motivos para contratar o comodato de soluções

O comodato de soluções é algo muito interessante para as empresas, principalmente para médias e pequenas organizações, que contam com poucos recursos e não têm pessoal especializado em TI no seu quadro de funcionários.

Isso porque, ao mesmo tempo em que se reduz os custos com a aquisição de tecnologia, os equipamentos serão cedidos pelo fornecedor. Também se tem acesso a profissionais especializados, que podem montar a melhor infraestrutura para o seu negócio.

Além disso, sua empresa poderá contar sempre com a melhor tecnologia do mercado, uma vez que o fornecedor realizará a troca dos equipamentos conforme novos modelos vão surgindo, garantindo a atualização da TI da empresa.

O comodato de soluções em tecnologia é uma ótima opção para que as empresas se mantenham competitivas, mesmo com poucos recursos. É, portanto, um investimento com um ROI alto para as organizações.

A Tigra é uma empresa focada em soluções integradas de tecnologia e nossos profissionais podem tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona o comodato de soluções. Entre em contato agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *