A complexidade elevada dos ataques cibernéticos e a presença da tecnologia no ambiente corporativo obriga os negócios a terem uma infraestrutura de TI robusta e confiável. Diante disso, investir em bons mecanismos de proteção é crucial, pois evita que a empresa fique exposta e sofra prejuízos.
Como a prevenção de ataques cibernéticos deve ocorrer? Quais as principais ameaças podem atingir um negócio? A melhor forma de prevenir a sua empresa de ataques cibernéticos é conhecendo as principais ameaças existentes. Confira um pouco mais sobre cada uma abaixo!
1. Phishing
Essa é uma técnica antiga, mas que ainda hoje causa muitas vítimas. O phishing é constituído na criação de páginas falsas para roubar dados de usuários.
Geralmente disseminado com o apoio de e-mails de SPAM, essa técnica direciona o usuário a uma página falsa e o instrui a inserir senhas de suas contas pessoais. Para prevenir a sua companhia desse tipo de situação, a melhor abordagem é educar seus times sobre segurança na rede e os danos causados por esse tipo de ameaça.
2. Ataque DDoS
O ataque DDoS busca derrubar sites e sistemas web. Nesse caso, um grupo de dispositivos web infectados é acionado para enviar requisições a um único IP. Assim, é possível congestionar a sua banda de acesso e impedir que outras pessoas visualizem a página web.
A prevenção e a mitigação de um ataque DDoS se dá pelas seguintes etapas:
- criação de uma infraestrutura escalável, capaz de lidar com o aumento da carga de trabalho;
- uso de soluções que tornem fácil a filtragem de IPs suspeitos;
- adoção de uma infraestrutura de reserva para direcionar acessos legítimos em caso de ataque.
3. Roubo de dados
Nesse caso, o negócio é invadido por meio da exploração das vulnerabilidades existentes em sua infraestrutura. O hacker faz uma leitura dos equipamentos e sistemas utilizados pelo negócio, assim como os possíveis pontos de acesso. Uma vez que a pessoa obtém acesso aos diretórios internos, ela trabalhará para capturar o máximo de dados sigilosos possíveis.
Para se prevenir, a empresa deve sempre manter sistemas atualizados e monitorados. O empreendimento precisa criar uma rotina de teste, validação e distribuição de updates de forma ágil. Assim, as vulnerabilidades serão mitigadas e os usuários poderão se manter em um ambiente mais robusto e confiável.
4. Ransomware
O ransomware é um dos tipos de ataque que causam um dos maiores impactos no ambiente corporativo. Esse malware se replica automaticamente e, uma vez que obtém acesso a um sistema, criptografa os dados de todos os usuários. Para que o acesso seja restaurado, um pagamento é exigido do usuário.
Em geral, a prevenção contra essa ameaça é feita com a atualização dos sistemas, criação de backups e políticas de controle de acesso. Além disso, o negócio pode segmentar a sua rede de dados. Dessa forma, se um ataque ocorrer, será mais fácil restaurar os arquivos e retomar as operações.
A prevenção de ataques cibernéticos é algo que todo negócio deve buscar. Se a empresa tem a capacidade de evitar situações de risco, os seus serviços se tornam mais confiáveis e robustos. Além disso, a empresa terá mais facilidade de se alinhar com leis como a GDPR e a LGPD, o que a tornará mais competitiva e em uma posição de destaque frente aos concorrentes.
Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras novidades do blog!
Pingback: Entenda a importância de um plano de backup para as empresas - Tigra Consult
Pingback: Como funciona a gestão de inventário de TI e por que mantê-lo atualizado? - Tigra Consult
Pingback: Soluções de ti para empresa - Como funciona a gestão de inventário de TI
Pingback: Bring your own device: como o BYOD afeta a mobilidade corporativa?
Pingback: Como criar uma política de segurança da informação? - Tigra Consult
Pingback: Entenda a importância de um plano de backup para as empresas -
Pingback: Tipos de DNS: conheça os 7 principais aqui! - Tigra Consult