5 vantagens de monitorar o ambiente de TI

A tecnologia é uma das maiores aliadas das empresas atualmente, porém, alguns gestores ainda pecam ao deixar de monitorar de forma efetiva o ambiente de TI.

Essa falta de controle pode trazer problemas para a empresa ou até mesmo fazer com que a organização deixe de ganhar todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer.

Neste post, nosso objetivo é mostrar a você, gestor, o quão importante é investir no monitoramento de TI, inclusive contando com o apoio de uma empresa terceirizada para isso. Confira a sequência de vantagens logo abaixo!

1. Confiabilidade

O primeiro ponto de destaque nas vantagens do monitoramento é, sem dúvida, a confiabilidade de todo o ambiente de TI, afinal de contas, tudo está sob os olhos atentos da equipe.

Ou seja, qualquer alteração será detectada, gerando mais segurança, principalmente em locais nos quais se lida com um excesso de dados sensíveis.

2. Detecção de falhas

Um problema comum dentro das organizações que não realizam o monitoramento de seu ambiente de TI é encontrar a fonte de um problema, que pode levar tempo e prejudicar o andamento das atividades.

Ao monitorar de forma constante, é possível identificar falhas com antecedência, evitando problemas. Além disso, mesmo que caso algo venha a acontecer, é possível encontrar a fonte rapidamente.

3. Aumento de produtividade

Com a diminuição do tempo ocioso gerado por problemas é possível observar um salto de produtividade, uma vez que as ferramentas sempre estarão prontas para uso.

Ao mesmo tempo, com um controle maior sobre o ambiente, a equipe de TI pode focar seus esforços em busca de melhores soluções, garantindo, assim, a atualização constante das ferramentas utilizadas na organização.

4. Manutenção preventiva

Gerenciar e monitorar o ambiente de TI de forma ativa também permite que sejam realizadas as manutenções preventivas dos equipamentos, ou seja, evitando problemas futuros e aumentando sua vida útil.

Dentre essas ações preventivas podemos destacar:

  • atualizações;
  • backups;
  • passagem de antivírus.

Além disso, um sistema de monitoramento pode fazer o controle automático de todos os equipamentos e emitir alertas para a equipe de TI quando algo deva ser realizado.

Sem um monitoramento de TI, manter o controle sobre todo um ambiente complexo, como o que envolve a tecnologia, é praticamente impossível e, com o tempo, começa a gerar problemas.

5. Disponibilidade

Por último, a combinação de todos os pontos anteriores gera a disponibilidade do ambiente, a capacidade de todas as ferramentas de software e hardware ficarem operacionais pelo maior tempo possível, permitindo sua utilização.

Ou seja, sua empresa poderá sempre contar com suas soluções, evitando períodos ociosos que geram prejuízos, e também melhorando a segurança da informação.

Contudo, manter um controle eficaz sobre todo o ambiente de TI carece de um know-how difícil de encontrar no mercado, sendo que uma das melhores opções é buscar uma parceria com uma empresa terceirizada.

Com uma grande experiência nesse tipo de projeto, uma organização especializada pode garantir um melhor monitoramento do ambiente de TI ao mesmo tempo em que permite que seu time interno foque em pontos do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda melhor o que é o monitoramento de ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *