A sua empresa tem algum processo de gestão de dados? Hoje em dia, as informações de um negócio estão ganhando um papel de destaque no ambiente corporativo. Informações, se bem utilizadas e com o apoio do Big Data e do BI, podem tornar a empresa mais inovadora, dinâmica e alinhada com as demandas do negócio.
Mas para atingir esses ganhos, uma rotina de gestão de dados deve ser estruturada e aplicada em todos os ambientes. Afinal, ela dará aos profissionais um meio para manter arquivos em segurança e dentro de um elevado padrão de integridade.
Quer saber mais sobre o tema? Então veja o post a seguir!
O que é gestão de dados empresariais?
A gestão de dados é o processo em que as informações de um negócio são organizadas para tornar o seu acesso mais seguro, preciso e ágil. Dessa maneira, todas as ações que dependem de informações existentes nos arquivos da empresa serão acessadas de modo mais prático, sem que a companhia corra riscos de privacidade ou confiabilidade.
Além disso, rotinas de tomada de decisão ganharão mais transparência e engajamento dos profissionais. Afinal, as escolhas feitas serão pautadas por uma base mais robusta e capaz de guiar o gestor para o melhor caminho para o negócio.
Por que fazer a gestão de dados do negócio?
Empresas, muitas vezes, são obrigadas por lei a manter um grande número de informações sobre o seu dia a dia armazenadas. Tais registros precisam ser organizados da melhor maneira possível, tanto para dar mais agilidade ao negócio quanto para manter a companhia em conformidade com as leis locais. Nesse sentido, a gestão de dados traz ganhos como:
- centralização do acesso a dados;
- diminuição da necessidade de espaço para guardar documentos relevantes;
- menos problemas para aplicar processos de digitalização de informações;
- redução dos custos com o armazenamento e a gestão de dados corporativos;
- melhorias nas rotinas de tomada de decisão;
- mais integridade para os dados corporativos.
Como realizar a gestão de dados?
Para estruturar uma política de gestão de dados robusta e alinhada com as demandas do mercado, a empresa deve tomar uma série de passos. Se bem executados, eles tornarão o uso de informações corporativas mais prático, estratégico e econômico. Entre os passos que podem ser tomados nesse sentido, nós podemos apontar oito situações:
- tenha o engajamento dos times;
- opte por digitalizar processos sempre que possível;
- seja transparente nas suas escolhas;
- faça backups de dados;
- automatize rotinas de compartilhamento;
- classifique as informações por tipo, ano e demais categorias relevantes;
- tenha sistemas e tecnologias que centralizam os dados;
- mantenha uma política de controle de acesso alinhada com as demandas de cada setor.
Soluções de Big Data e de Business Intelligence, nos últimos anos, tornaram negócios muito mais eficientes e inovadores. Essas tecnologias estão causando uma grande revolução no ambiente corporativo, em que as informações são melhor aproveitadas para gerar competitividade, inovação e fluxos de trabalho com menos gargalos. Mas isso só é possível se as informações forem bem gerenciadas.
Adotando uma robusta política de gestão de dados, a empresa pode mitigar riscos, melhorar a sua segurança e a integridade das suas informações. Todos os dados serão armazenados da melhor maneira possível, em conformidade com leis locais e normas regulatórias. Dessa maneira, a companhia sempre terá acesso ao que precisa com rapidez.
Quer saber como armazenamento e backup em nuvem se diferenciam? Confira no nosso blog!
Pingback: SAC 4.0: entenda o que é e sua importância - Tigra Consult
Pingback: O que é LGPD: entenda a importância da adequação! - Tigra Consult