Como fazer o mapeamento de processos de TI? Entenda!

A transformação digital já faz parte da realidade de muitos negócios. Nesse cenário, em que a tecnologia está integrada às práticas mais importantes dos seus fluxos, o mapeamento deve ser visto como algo crucial. Afinal, ele garante que o gestor tenha ampla visão sobre cada detalhe do dia a dia da área e sobre o que pode ser feito para otimizar os serviços do setor.

Para ajudá-lo a estruturar um bom mapeamento de processos de TI, preparamos o texto abaixo. Continue a leitura e veja como essa atividade deve ser feita!

O que é o mapeamento de processos de TI?

O mapeamento de TI é o processo em que todas as atividades, serviços e projetos da área de TI são documentados. Ele tem como objetivo auxiliar os profissionais a avaliar quais são as ações que devem ser executadas pelo setor, assim como níveis mínimos de qualidade e prazos existentes. Além disso, permite que a empresa mantenha um nível uniforme nas rotinas dos técnicos e profissionais que atuam na área a partir de uma política de governança mais precisa.

Por que mapear os processos da área é importante?

A tecnologia ganhou um destaque no dia a dia de qualquer negócio competitivo. Benefícios como maior flexibilidade, inovação e agilidade podem ser atingidos facilmente se há o investimento em boas ferramentas. Com o mapeamento, eles podem ser ampliados a partir de fatores como:

  • uma maior capacidade de identificar problemas;
  • mais uniformidade na qualidade das rotinas executadas;
  • um único documento para orientar os profissionais sobre prazos e outros detalhes relacionados às suas ações;
  • mais agilidade para o gestor planejar a distribuição de recursos e atividades do dia a dia de cada time.

Quais os passos para executar um bom mapeamento de processos de TI?

Para executar o mapeamento de processos de TI, alguns passos podem ser executados. Confira os mais importantes a seguir!

Identifique os objetivos de cada ação

O planejamento de TI deve identificar os objetivos principais e secundários de cada operação do setor. O time de suporte, por exemplo, geralmente tem como demanda principal auxiliar os profissionais a solucionarem erros da maneira mais ágil possível. Como rotinas secundárias, há também a resolução de pequenas dúvidas.

Saber esse detalhe auxilia na priorização de rotinas em momento de alta demanda. Dessa maneira, os times conseguirão lidar melhor com o fluxo de atividades pendentes.

Conheça os profissionais responsáveis

Ter uma identificação precisa sobre os profissionais responsáveis por cada ação torna o seu direcionamento mais ágil e eficaz. Sempre que uma nova demanda chegar, o gestor poderá designá-la para a pessoa com a maior capacidade para entregar um resultado satisfatório.

Avalie o nível mínimo de qualidade que cada ação deve ter

Um time de TI, muitas vezes, pode apresentar um trabalho com um baixo nível de qualidade. Para saber se isso está ocorrendo e solucionar esse tipo de problema rapidamente, o gestor precisa registrar o nível mínimo de qualidade de cada ação. Dessa forma, as rotinas sempre estarão otimizadas.

Reveja o processo regularmente

O mapeamento deve ser reavaliado continuamente. Isso garante ao gestor a capacidade de manter uma equipe funcional e alinhada com as demandas da empresa. Consequentemente, o impacto das ações da TI será sempre o maior possível.

Conforme a tecnologia amplia o seu papel e influência nos resultados de uma empresa, a pressão sobre o time de TI se torna cada vez maior. Afinal, as suas ações têm impactos diretos e indiretos nos resultados da empresa e nas suas receitas.

Adotando o mapeamento de processos de TI, o gestor pode evitar o risco das ações não ficarem alinhadas com as demandas da empresa. Além disso, haverá uma maneira simples para identificar erros, quedas de performance e outros fatores que mereçam a atenção do gestor. Desse modo, o ambiente de trabalho poderá contar de modo mais profundo com a tecnologia para atender às demandas dos clientes.

Além de monitorar os processos de TI, a empresa também precisa avaliar continuamente a performance das soluções tecnológicas existentes. Se você quer saber o motivo para isso, veja o nosso post sobre o tema!

2 comentários em “Como fazer o mapeamento de processos de TI? Entenda!”

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