Gestão de dados empresariais: 8 dicas para ter eficiência!

A sua empresa tem algum processo de gestão de dados? Hoje em dia, as informações de um negócio estão ganhando um papel de destaque no ambiente corporativo. Informações, se bem utilizadas e com o apoio do Big Data e do BI, podem tornar a empresa mais inovadora, dinâmica e alinhada com as demandas do negócio.

Mas para atingir esses ganhos, uma rotina de gestão de dados deve ser estruturada e aplicada em todos os ambientes. Afinal, ela dará aos profissionais um meio para manter arquivos em segurança e dentro de um elevado padrão de integridade.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o post a seguir!

O que é gestão de dados empresariais?

A gestão de dados é o processo em que as informações de um negócio são organizadas para tornar o seu acesso mais seguro, preciso e ágil. Dessa maneira, todas as ações que dependem de informações existentes nos arquivos da empresa serão acessadas de modo mais prático, sem que a companhia corra riscos de privacidade ou confiabilidade.

Além disso, rotinas de tomada de decisão ganharão mais transparência e engajamento dos profissionais. Afinal, as escolhas feitas serão pautadas por uma base mais robusta e capaz de guiar o gestor para o melhor caminho para o negócio.

Por que fazer a gestão de dados do negócio?

Empresas, muitas vezes, são obrigadas por lei a manter um grande número de informações sobre o seu dia a dia armazenadas. Tais registros precisam ser organizados da melhor maneira possível, tanto para dar mais agilidade ao negócio quanto para manter a companhia em conformidade com as leis locais. Nesse sentido, a gestão de dados traz ganhos como:

  • centralização do acesso a dados;
  • diminuição da necessidade de espaço para guardar documentos relevantes;
  • menos problemas para aplicar processos de digitalização de informações;
  • redução dos custos com o armazenamento e a gestão de dados corporativos;
  • melhorias nas rotinas de tomada de decisão;
  • mais integridade para os dados corporativos.

Como realizar a gestão de dados?

Para estruturar uma política de gestão de dados robusta e alinhada com as demandas do mercado, a empresa deve tomar uma série de passos. Se bem executados, eles tornarão o uso de informações corporativas mais prático, estratégico e econômico. Entre os passos que podem ser tomados nesse sentido, nós podemos apontar oito situações:

  1. tenha o engajamento dos times;
  2. opte por digitalizar processos sempre que possível;
  3. seja transparente nas suas escolhas;
  4. faça backups de dados;
  5. automatize rotinas de compartilhamento;
  6. classifique as informações por tipo, ano e demais categorias relevantes;
  7. tenha sistemas e tecnologias que centralizam os dados;
  8. mantenha uma política de controle de acesso alinhada com as demandas de cada setor.

Soluções de Big Data e de Business Intelligence, nos últimos anos, tornaram negócios muito mais eficientes e inovadores. Essas tecnologias estão causando uma grande revolução no ambiente corporativo, em que as informações são melhor aproveitadas para gerar competitividade, inovação e fluxos de trabalho com menos gargalos. Mas isso só é possível se as informações forem bem gerenciadas.

Adotando uma robusta política de gestão de dados, a empresa pode mitigar riscos, melhorar a sua segurança e a integridade das suas informações. Todos os dados serão armazenados da melhor maneira possível, em conformidade com leis locais e normas regulatórias. Dessa maneira, a companhia sempre terá acesso ao que precisa com rapidez.

Quer saber como armazenamento e backup em nuvem se diferenciam? Confira no nosso blog!

2 comentários em “Gestão de dados empresariais: 8 dicas para ter eficiência!”

  1. Pingback: SAC 4.0: entenda o que é e sua importância - Tigra Consult

  2. Pingback: O que é LGPD: entenda a importância da adequação! - Tigra Consult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Ao acessar esse site, eu concordo e dou meu consentimento à TIGRA CONSULT para partilhar cookies e dados de acesso com sociedades do grupo, incluindo, mas não se limitando a afiliadas e subsidiárias, para finalidades descritas na Política de Privacidade. Eu li, compreendi e concordo com a Politica de Privacidade.