Afinal, o que é Next Generation Firewall? Entenda!

Você sabe o que é Next Generation Firewall (NGFW), ou Firewall de Nova Geração? À medida que a tecnologia avança, amplia-se as possibilidades de eficiência organizacional, assim como vulnerabilidades associadas a falta de treinamento dos colaboradores e ao baixo nível de segurança cibernética corporativa.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial — Global Risks 2018, os ataques têm se tornado cada vez mais disruptivos: em apenas uma ano, 357 milhões de novas variantes de malware foram lançadas. Assim como inteligência artificial e aprendizado de máquina potencializam resultados operacionais, pesquisa e desenvolvimento de produtos e análise de dados essenciais para a tomada de decisão, promovem o melhoramento contínuo de ações de hackers.

Um gateway de segurança auxilia em todos os níveis de proteção, pois abrange infraestruturas locais, como roteadores e dispositivos móveis, a rede de conexão, como a Intranet e até nuvem usadas no armazenamento de dados. O Next Generation Firewall (NGFW) substitui o modelo legado de firewall e por meio de um conceito mais completo, bloqueia tentativas de ataques a infraestruturas de TI.

Quer saber como o Next Generation Firewall pode resolver a demanda de segurança da sua empresa? Continue a leitura!

O que é Next Generation Firewall?

Firewalls legados efetivam a proteção de infraestruturas corporativas, mas o novo modelo de firewall é mais robusto e, por meio de algoritmos, identifica as ameaças físicas e lógicas, reconfigura os dispositivos integrados para se defender e mitiga vulnerabilidades antes que elas sejam disseminadas em todo o sistema.

O NGFW pode ser instalado como softwares ou hardwares, e o mais comum é que fique no lugar do roteador, para que todos os equipamentos e dispositivos conectados sejam protegidos.

Assim como firewalls, o NGFW filtra pacotes de dados por meio do padrão de bloqueio, em que se configura apenas o acesso do que é permitido, sendo o restante bloqueado, ou por padrão de permissão, em que o usuário escolhe o que será bloqueado. Apesar das duas práticas serem comuns, a última é considerada mais vulnerável, uma vez que surgem novas ameaças constantemente e é muito difícil prever as características que devem ser evitadas na política de entrada de dados.

Como o NGFW se relaciona com a prevenção?

A solução analisa o conteúdo de downloads para identificar a presença de ameaças como malwares e ransomwares ou minerador de bitcoin, por exemplo. Também detecta com maior efetividade elementos zero day (dia zero, ou seja, desconhecidos por outras ferramentas), por meio de uma sandbox local ou em cloud.

Além disso, agrega função de IPS (Intrusion Prevention System) pra identificar nos pacotes de dados do servidor, desde o Apache ao SQL, possíveis tentativas de exploração de vulnerabilidades na infraestrutura que derrubem serviços (Denial of Service – DOS), ou roubem informações (Data Loss – Vazamento de Dados).

Outra funcionalidade é a de URL Filtering, que controla o acesso de sites indesejados, com base na política de segurança adotada pela empresa para evitar incidentes de segurança e uso indevido de dados e de recursos de rede. Isso impede o uso da infraestrutura corporativa para uso de aplicativos de conversa ou redes sociais, por exemplo, e ainda bloqueia ferramentas que burlam as proxies e firewalls.

Assim que o Next Generation Firewall coloca a ameaça em quarentena acontece a emulação do conteúdo. A ferramenta produz ainda uma cópia segura dos arquivos possivelmente infectados para garantir o acesso à informação sem prejudicar a segurança corporativa. Caso não encontre nenhuma ameaça, a cópia entregue é automaticamente substituída pelo arquivo original.

Quais são os benefícios do Next Generation Firewall em relação a soluções mais antigas?

  • eleva o nível de segurança de dados sem impactar a rotina organizacional;
  • permite a integração com outras soluções de segurança, como ferramentas de endpoint;
  • disponibiliza relatórios de todos os eventos com alto nível de detalhamento e facilidade de visualização;
  • reduz gastos corporativos com a resolução de danos causados por intrusões e perda de dados;
  • protege o acesso à informação de forma abrangente.

Uma política de segurança bem estruturada é fator-chave para o sucesso organizacional no contexto da transformação digital. Por meio da escolha de ferramentas certas, como o Next Generation Firewall, é possível garantir disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados, manter a produtividade e reduzir custos com a resolução de problemas.

Veja como funciona nossa parceria com a Fortinet e garanta essa segurança a sua infraestrutura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *