Relatórios de TI: como influenciam na infraestrutura da empresa?

Como otimizar a administração da infraestrutura de TI da empresa? O primeiro passo, sempre, é buscar bons dados. Isso pode ser feito com a ajuda de relatórios de TI.

Os relatórios de TI são documentos voltados a apresentar o estado de parte da empresa e da infraestrutura. Além disso, eles podem listar o resultado de medidas tomadas pelo negócio e, ao mesmo tempo, indicar investimentos. Assim, o gestor pode tomar decisões mais inteligentes e alinhadas com os objetivos do negócio.

Quer saber mais sobre o tema e como os relatórios de TI podem ajudá-lo? Veja a seguir!

Por que os relatórios são importantes para a gestão de TI?

Os relatórios de TI são documentos fundamentais para a gestão da infraestrutura e dos serviços da área. Eles trazem — de modo condensado, objetivo e preciso — dados relevantes sobre o estado das operações e da infraestrutura da empresa. Isso permite que os gestores tomem decisões e otimizem as rotinas com mais qualidade.

Novos investimentos, por exemplo, podem ser executados sem que os profissionais percam tempo com informações pouco relevantes. Isso trará soluções de maior valor agregado para a companhia.

Já as otimizações e o planejamento das operações serão executados com mais foco nas demandas do usuário. Isso maximizará o impacto que a TI terá no dia a dia da empresa: cada escolha será feita a partir de uma visão abrangente sobre como a TI pode auxiliar o negócio a ter melhores resultados.

Que relatórios de TI podem ser feitos pela empresa?

Para tirar maior proveito dos relatórios de TI, é importante conhecer os mais relevantes. Veja a lista que preparamos a seguir e entenda como eles influenciam no dia a dia do setor!

Relatório de disponibilidade

Esse relatório traz dados sobre os indicadores de disponibilidade dos times e dos ativos do setor (de hardware e software). Além disso, pode listar a disponibilidade de soluções contratadas com terceiros, como é o caso das de cloud computing. Isso permite ao gestor identificar problemas e aplicar medidas corretivas mais eficientes.

Relatório de SLA

O relatório de Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) traz informações sobre a aderência da equipe de TI ao escopo das suas operações. Se problemas forem encontrados, o gestor pode aplicar feedbacks e modificar os times. Desse modo, o trabalho terá uma performance uniforme e maior alinhamento com as necessidades de cada área.

Relatório de capacidade e performance

Esse relatório aponta eventuais problemas de performance da infraestrutura de TI. Isso permite que os profissionais avaliem quais problemas ocorreram nos últimos meses e o que pode ser feito para impedir que eles aconteçam outra vez. Desse modo, os equipamentos podem ser moldados para serem mais eficientes e com maior vida útil.

Relatório de segurança

O relatório de segurança apresenta eventuais problemas encontrados na infraestrutura e relacionados com a proteção dos dados do negócio. Eles também listam quais medidas são tomadas para corrigir tais brechas e quais procedimentos foram executados para mitigá-los no futuro. Desse modo, o gestor pode avaliar o nível de confiabilidade da infraestrutura e quais passos serão necessários para garantir mais confiabilidade para os usuários.

Como uma empresa de consultoria pode ajudá-lo a fazer melhores relatórios?

A manutenção da infraestrutura de TI é um processo complexo. Por isso, muitas vezes, o apoio de um especialista é necessário. Esse apoio pode vir da Tigra Consult.

A Tigra Consult tem especialistas capazes de orientá-lo a seguir as melhores práticas do mercado. Com os nossos especialistas, você terá acesso a soluções para otimizar a gestão de dados e ao modo como os relatórios de TI são feitos. Assim, as suas decisões serão muito mais robustas e transformadoras.

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