Hoje, as pequenas e médias empresas são responsáveis por 54% dos empregos formais no país. Além disso, elas respondem por 27% de todo o PIB brasileiro. Podemos dizer, portanto, que qualquer melhoria técnica aplicada às PME’s influencia positivamente no cenário financeiro nacional.
Pensando nisso, listamos os principais problemas técnicos enfrentados pelas PME’s no Brasil. Você também entenderá como a tecnologia pode ser empregada para otimizar esse cenário e gerar vantagem competitiva. Acompanhe conosco!
3 principais problemas técnicos enfrentados pelas PME’s
1. Falta de planejamento
Muitas pequenas e médias empresas não possuem um planejamento adequado para lidar com as demandas. Por mais organizadas que sejam, é preciso registrar as metas e o trabalho que está sendo feito para conseguir crescer de forma estruturada.
Assim, é essencial elaborar um planejamento, para que os empreendedores tenham o controle sobre o andamento dos negócios. Este documento deve conter as seguintes informações:
- metas sobre faturamento e crescimento esperados;
- indicadores que mensurem os resultados, de forma precisa;
- mecanismos para mapear os processos internos;
- estudos sobre o ramo de atuação e os concorrentes.
Além disso, esse planejamento deve incluir as tecnologias adequadas para fazer a empresa crescer, automatizar tarefas repetitivas e obter maneiras mais efetivas de mensurar os resultados. Para isso, uma ótima ideia é contar com consultores especializados no assunto, que indicarão as melhores soluções e como elas poderão otimizar os processos internos.
2. Ausência de um sistema de gestão
A utilização de um bom sistema de gestão auxiliará na obtenção de dados relacionados à operação da empresa. Assim, será mais fácil obter informações sobre as compras realizadas, a emissão de notas fiscais e o volume de investimentos que foi feito, por exemplo.
Toda empresa mantém obrigações fiscais, então um sistema de gestão é importante para facilitar a transmissão desses arquivos aos órgãos públicos. Isso evita sanções que prejudicariam o crescimento da empresa.
Como se não bastasse, um sistema de gestão ainda consegue automatizar tarefas puramente operacionais — o que poupa o tempo de colaboradores qualificados. Eles poderão ser alocados em tarefas mais desafiadoras, desenvolvendo serviços que tenham relação direta com as atividades-fim do negócio.
3. Utilização de softwares não especializados
Muitas empresas ainda pecam por contratar soluções digitais que atendem a negócios, em larga escala. Dessa forma, elas deixam de utilizar serviços e soluções inteligentes e totalmente integradas às particularidades da instituição.
Hoje, é bem mais fácil contar com parceiros do setor de tecnologia para o fornecimento de serviços e soluções de TI, que agreguem valor direto ao negócio e atendam aos objetivos da empresa. Além disso, é uma ótima ideia investir na segurança da informação.
Isso evita vazamentos e fortifica as defesas digitais da empresa contra possíveis invasões. É preciso lembrar que as PME’s não contam com o mesmo poderio financeiro dos grandes players. Então, um simples vazamento de dados dos clientes pode comprometer a imagem do negócio, de forma irreversível, tirando-a totalmente do mercado.
Como pudemos ver no post, os problemas técnicos enfrentados pelas PME’s podem ser combatidos com o uso de tecnologia adequada, para prover dados relevantes e otimizar o planejamento geral do negócio. A boa notícia é que essas soluções são acessíveis para diferentes segmentos.
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