Preparar bons investimentos e serviços de TI tem se tornado uma preocupação de várias empresas. Nesse sentido, conforme a tecnologia passou a ter um papel estratégico para o ambiente de trabalho, a análise preditiva ganhou destaque. Ela garante aos gestores a capacidade de se preparem para o futuro e, assim, terem mais habilidade para usar a TI como ferramenta de inovação.
Para ajudá-lo a compreender melhor o papel estratégico que a análise preditiva tem no ambiente moderno, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como ela pode tornar a sua empresa mais inteligente e alinhada com as demandas do seu setor!
O que é a análise preditiva?
A análise preditiva é uma prática voltada para a empresa utilizar dados de modo estratégico. A partir da identificação de padrões e tendências, o negócio estrutura serviços, investimentos e rotinas para garantir que a empresa esteja preparada para lidar com as demandas do futuro. Ou seja, ela auxilia o gestor a encontrar tendências e garantir que a TI sempre esteja pronta para lidar com as necessidades dos usuários.
Como a análise preditiva é feita?
No setor de TI, a análise preditiva é feita com o objetivo de tornar o planejamento e os investimentos da área mais robustos. Avaliando um conjunto de fatores, o gestor poderá identificar a melhor forma de estruturar os serviços e rotinas de governança da área para gerar mais valor agregado ao negócio. Isso inclui a identificação e a verificação de pontos como:
- as tendências do setor de TI;
- as novas tecnologias que são geradas pelas principais empresas da área;
- as demandas internas;
- os principais problemas de cada setor;
- os objetivos e metas da empresa;
- os projetos já previstos, sendo planejados e executados pelo negócio.
Combinando esses fatores, o gestor poderá elevar a qualidade das suas decisões. Se necessário, serão utilizadas ferramentas de análise de dados, como as de Business Intelligence e Big Data. Desse modo, a companhia poderá obter insights mais inovadores e capazes de entregar melhores resultados para a empresa.
Por que investir na análise preditiva?
A tecnologia já tem um papel de destaque em empresas de todo o planeta. Com ela, negócios conseguem ser mais ágeis, precisos e inovadores. Além disso, o investimento em TI traz mais recursos para o ambiente de trabalho e uma rotina mais flexível e alinhada com as demandas do mercado.
Mas isso só é possível se a empresa estiver preparada para atender as demandas externas. Isso é possível quando há o investimento na análise preditiva. Ela dará ao gestor a capacidade de preparar o negócio para lidar com o futuro e, assim, ser mais competitivo, eficaz e dinâmico.
Por isso, sempre avalie a análise preditiva como um investimento estratégico. Ela dará aos gestores mais habilidades para lidar com as demandas externas, ao mesmo tempo em que poderá tornar os investimentos mais robustos. Desse modo, o empreendimento poderá evitar riscos, manter-se à frente da concorrência e garantir para a TI um papel estratégico.
Gostou da nossa dica? Então veja como a Tigra pode ajudar seu negócio!
Pingback: Manutenção preventiva e corretiva: quais as principais diferenças? -
Pingback: O que é NPS? Veja sua importância - Tigra Consult