Infraestrutura hiperconvergente: entenda já o que é isso!

A tecnologia tornou-se o centro das atividades de muitas empresas. Com ela podemos realizar a coleta e a análise de uma grande massa de dados para otimizar as decisões tomadas, mas isso só é possível quando há o investimento em hiperconvergência.

A hiperconvergência oferece para empresas um poder de processamento muito maior. Isso amplia continuamente a eficiência nas suas decisões e processos. No cenário em que o acúmulo de dados fez com que empresas sofressem para manter uma infraestrutura robusta, ela deve ser vista como um investimento estratégico.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre a infraestrutura hiperconvergente, o que é e como funciona esse conceito e como ele pode ajudar nos desafios digitais dessa nova realidade.

O que é infraestrutura hiperconvergente?

Podemos dizer que o termo infraestrutura hiperconvergente é uma evolução da tecnologia da informação em termos de arquitetura. Ela busca gerar uma melhor gestão, com a escalabilidade necessária para lidar com as grandes massas de dados em um cenário de desempenho contínuo.

Esse novo modelo, quando aplicado em um data center, pode melhorar de forma significativa os processos de uma empresa. Tanto na análise de dados quanto na geração derelatórios e criação de insights, tudo será feito com prazos menores.

Essa demanda por eficácia é fruto de ambientes de TI cada vez mais saturados com a coleta de informação e pouco ou nada planejados em termos de escalabilidade, um dos principais pontos da hiperconvergência. Nesse modelo, os recursos sempre estarão com o nível de disponibilidade adequado: rapidamente a companhia pode responder a novos cenários e evitar gargalos.

Uma infraestrutura hiperconvergente, em outras palavras, é uma estrutura de TI que utiliza a computação em rede, novos modelos de armazenamento e sistemas únicos para reduzir a complexidade de um data center e melhorar seus resultados. Isso torna o fluxo de trabalho de profissionais que dependem da tecnologia mais ágil e robusto. Afinal, sempre haverá a disponibilidade de recursos necessária para tomar decisões e avaliar os cenários existentes.

Como funciona a hiperconvergência?

O funcionamento de uma infraestrutura hiperconvergente é complexa. Porém, tomando as escolhas certas, podemos minimizar essa complexidade dizendo que se trata de um sistema que une a tecnologia de Software Defined Storage com sistemas de virtualização.

Dessa forma, temos um sistema único que virtualiza todos os recursos de computação e redes necessários. Isso substitui parte de uma infraestrutura física, como CPU, interfaces de rede, memória e outros.

A partir desse ponto, podem ser criados vários clusters diferentes. Cada um entregará um sistema completo para processamento e armazenamento de dados. Como consequência, a empresa cria infraestrutura muito mais simples, flexível e escalável.

Quais as suas vantagens da hiperconvergência?

São várias as vantagens de utilizar esse modelo de infraestrutura em relação a um modelo tradicional e mais comum. Juntas, todas traduzem-se em um negócio mais competitivo e alinhado com as tendências do mercado. Veja quais são os principais benefícios da hiperconvergência!

Maior segurança e controle

Em um ambiente de hiperconvergência, as rotinas de backup e recuperação podem ser implementadas de forma muito mais simples e rápida. Isso garante a continuidade dos negócios no caso de perda de dados.

O monitoramento do uso dos recursos será mais centralizado. Em um único local, o gestor conseguirá acompanhar eventos suspeitos e tomar medidas rápidas para reduzir impactos. Ao mesmo tempo, novas regras podem ser replicadas para todos os usuários de modo simples, tornando o uso da infraestrutura mais uniforme.

Redução de custos

Comparada com uma infraestrutura tradicional, a hiperconvergência é muito mais econômica. Ela elimina a demanda por grandes investimentos iniciais na aquisição de equipamentos e soluções para a montagem de um data center.

Além disso, como toda a inteligência fica no software que gerencia a virtualização, o hardware utilizado pode ser de baixo custo, minimizando ainda mais os investimentos. Desse modo, a empresa pode ter mais recursos para aumentar a sua competitividade com novos investimentos ou se preparar para momentos desafiadores.

Facilidade de automação

Com mais simplicidade de gestão e emulação do ambiente de TI, é muito mais simples criar rotinas automatizadas. Não há necessidade de lidar com vários equipamentos diferentes e configurações variadas.

A automação dará para o time de TI mais foco no que é realmente importante. Ao mesmo tempo, diminui gastos e erros. Os recursos serão melhor aproveitados sem que isso comprometa a qualidade do serviço prestado.

Ganho de desempenho

Com a elasticidade das soluções de hiperconvergência, é possível dispor de mais ou menos recursos de acordo com a demanda do momento. Isso garante muito mais desempenho para todo o sistema.

Em momentos de alta demanda, o que uma empresa menos precisa é a ocorrência de gargalos causados por falhas nas ferramentas. Se a infraestrutura tem escalabilidade, isso ocorrerá com mais dificuldades. Os usuários sempre terão meios para ampliar a capacidade tecnológica do negócio e evitar situações problemáticas.

Por que é importante ter um parceiro qualificado para investir na hiperconvergência?

Buscar a hiperconvergência, como vimos, pode trazer vários benefícios para qualquer empresa. Mas isso demanda cuidado e planejamento inteligente. Como todo investimento em TI, as soluções que levam o negócio para esse cenário precisam ser adotadas considerando múltiplos fatores.

O perfil da empresa, as regras locais, normas como a LGPD e as políticas de compliance são apenas alguns exemplos. Também podemos apontar as rotinas internas e o modo como as novas soluções serão integradas ao ambiente de trabalho.

Por isso, quando a sua empresa pensar em hiperconvergência, sempre considere o apoio de um parceiro especializado. Procure um parceiro que seja alinhado com as melhores soluções do mercado relacionadas ao tema e que seja capaz de entender as suas demandas. Isso evitará riscos e garantirá que o investimento estará alinhado com as suas necessidades.

Investir na hiperconvergência virou algo muito importante para todo negócio de sucesso. Esse tipo de infraestrutura reduz custos, melhora a disponibilidade de recursos e o nível de inovação existente. Por isso, buscar um ambiente alinhado com essa tendência deve ser fundamental para o negócio.

Feito com o apoio de uma consultoria especializada, a busca pela hiperconvergência será feita com um número de riscos muito menor. A companhia poderá alinhar as suas estratégias com o que há de mais moderno no mercado. Desse modo, o negócio conseguirá aplicar novidades dentro do seu orçamento e se destacar diante da concorrência.

Ainda está curioso sobre o assunto? Siga a nossa página nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *