O assunto internet das coisas (IoT) é cada vez mais discutido dentro das empresas, buscando formas de entender como funciona realmente essa tecnologia e a melhor forma de aplicá-la dentro de cada realidade.
A verdade é que, mesmo que o conceito seja muito difundido e algumas aplicações já sejam utilizadas, boa parte dos gestores não sabe onde inserir essa tecnologia ou como utilizá-la para obter vantagens para a sua empresa.
Por conta disso, criamos um pequeno post, com alguns pontos interessantes acerca da internet das coisas, seu funcionamento, aplicações e benefícios para que você tenha um norte. Boa leitura!
O conceito de internet das coisas
Considerada uma das grandes revoluções tecnológicas dos últimos anos, a internet das coisas tem um conceito relativamente simples e o seu surgimento se dá devido à melhoria na infraestrutura de internet e conexões sem fio.
Basicamente, podemos dizer que a IoT é a capacidade de conectar itens comuns e presentes em nosso dia a dia com a internet, ou seja, não apenas seu computador e dispositivo móvel seriam ligados à rede, mas todos os demais itens de sua casa e empresa também.
Por exemplo, uma fechadura, uma geladeira, janelas e cortinas, o seu carro e mais uma grande gama de possibilidades, gerando oportunidades quase que infinitas na captação e uso de dados.
Como você pode ver, essa conexão pode acontecer em dispositivos simples ou complexos, a depender da demanda existente.
As aplicações e benefícios
Melhoria da saúde
A utilização de dispositivos de IoT na medicina é algo que pode revolucionar a maneira como tratamos a saúde. Ou seja, por meio da utilização dessa tecnologia, pode-se verificar, por exemplo, como está o estado clínico de um paciente em tempo real a distância.
Dessa forma, os médicos podem monitorar a saúde de todos os seus pacientes e tomar providências antes mesmo de um quadro crítico acontecer, melhorando a capacidade de recuperação.
Automação residencial
A automação residencial é uma das mais esperadas aplicações da IoT e está presente em praticamente qualquer exemplo sobre o uso da tecnologia. Espera-se que, em um futuro próximo, boa parte dos dispositivos internos de uma casa esteja conectada à internet.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de automatizar e programar aparelhos para realizar tarefas quando não nos encontramos em casa, preparar um café, abrir ou fechar cortinas, ou até mesmo preaquecer o forno.
Locais de trabalho mais seguros
Outra aplicação da internet das coisas é na segurança no trabalho, por meio do desenvolvimento de vestimentas inteligentes que possam coletar dados do ambiente e decidir quando pode-se ou não operar em determinados locais, alertando acerca de perigos pelos quais o trabalhador esteja passando.
Linhas de produção também podem ser turbinadas com sensores para uma melhor programação, utilizando os dados coletados para entender quais são os gargalos e aplicar melhorias em todo o processo.
A segurança da informação
Para a aplicação da IoT, é preciso, basicamente, de três pilares:
- dispositivos: que serão programados;
- redes de comunicação: que permitirão a conexão com a internet;
- sistemas de controle: que recolherão dados e enviarão comandos.
Contudo, é preciso lembrar que quanto mais conexões existem, também aumenta a vulnerabilidade de um sistema como um todo, sendo que cada ponta representa uma porta que pode ser utilizada por invasores.
Ou seja, para que a IoT seja aplicada de forma eficiente, trazendo benefícios, é preciso investir em segurança da informação, com o objetivo de reduzir quaisquer riscos que possam vir a existir.
Concluímos este post e esperamos que você possa ter compreendido melhor a tecnologia da internet das coisas e quais são os seus benefícios e aplicações.
Faltou alguma coisa? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para que possamos ajudar você a entender mais!
Pingback: O que é necessário avaliar ao realizar orçamento de TI? - Tigra Consult
Pingback: Como está o índice de uptime da sua empresa? Confira a importância. - Tigra Consult