Estamos sujeitos a problemas em todos os momentos, sendo que a maioria dos eventos adversos não podem ser previstos. Nesse ponto, a gestão da continuidade se torna fundamental para a sobrevivência das empresas.
Em um mundo cada vez mais digital, a disponibilidade se torna uma obrigação. Eventos adversos não são apenas situações catastróficas, como desastres financeiros, mas todo problema que possa trazer algum tipo de interrupção aos serviços de TI.
A falta de continuidade pode acabar gerando prejuízos e até mesmo o encerramento das operações de uma organização. A seguir, entenda mais sobre como a gestão de continuidade e disponibilidade é fundamental para um serviço de TI.
O que é gestão de continuidade
A biblioteca ITIL é um framework de boas práticas em gestão de infraestrutura e serviços de TI. Segundo ela, a disponibilidade é um dos aspectos mais críticos de todo esse cenário, impactando diretamente os processos da empresa.
A gestão da continuidade garante que a infraestrutura técnica e de serviços de TI de uma empresa não seja interrompida. No entanto, em meio esse tipo de problema, a gestão visa fazer a recuperação do sistema o mais rápido possível para prover a sua disponibilidade.
Entre os serviços fornecidos pela gestão de continuidade, destacam-se:
- aplicações;
- telecomunicações;
- bancos de dados;
- redes;
- softwares.
Ao buscar a gestão de continuidade, uma empresa cria planos de recuperação de desastres bem estruturados. Isso garante que a organização reaja bem a qualquer problema técnico, sem gerar prejuízos à disponibilidade dos seus serviços.
Como a gestão contribui para a qualidade dos serviços
A indisponibilidade dos serviços de TI afeta diretamente a qualidade dos serviços da empresa. A cada interrupção, existe uma série de consequências como a falta de atendimento ao cliente, multas, perda de dados, descumprimentos de prazos, entre outros pontos que podem prejudicar um negócio e levá-lo até ao encerramento de suas operações.
Pense em um grande desastre com um incêndio ou uma enxurrada: ao deixar de contar com um plano de continuidade bem definido, a empresa pode acabar perdendo servidores e boa parte de seus ativos de TI.
Para manter a qualidade dos serviços, portanto, é fundamental a disponibilidade e continuidade de todas as atividades de TI. Assim, a empresa não para de funcionar, independentemente do tamanho do desastre.
Como o outsourcing pode ajudar
Uma equipe de TI interna é um custo alto para uma empresa, além de exigir uma série de mobilizações por parte dos departamentos para encontrar e selecionar bons profissionais. Diante desse desafio, os serviços de empresas terceirizadas ou outsourcing na área de TI vêm se tornando comuns.
A Tigra Consult é uma referência em soluções inteligentes de TI, com uma equipe de profissionais com grande experiência no mercado. Por meio de Serviços Gerenciados, a Tigra realiza um monitoramento do ambiente de TI, gerindo riscos, controlando a segurança e outras atividades para proteger seus ativos de tecnologia e informação.
A melhor saída em questões de gestão de continuidade é o outsourcing de TI! Dessa forma, é possível contar com uma solução integrada e uma equipe de especialistas na área para garantir a disponibilidade dos serviços da empresa.
Gostou das dicas? Não perca tempo pondo em risco a sua empresa e entre em contato conosco agora mesmo!
Pingback: O que é DevOps? Entenda os benefícios - Tigra Consult
Pingback: O que é NPS? Veja sua importância - Tigra Consult