Você sabe para que serve o firewall? Hoje, o investimento em segurança digital faz parte das estratégias de qualquer empresa. Diante das cobranças do mercado e as novas legislações sobre o tema, saber como estruturar rotinas confiáveis está diretamente ligado à competitividade da companhia.
Nesse contexto, o firewall se torna uma solução básica. Ele permite que a empresa possa utilizar a internet com segurança e alta confiabilidade. Os usuários evitarão riscos tradicionais, como invasões e roubo de dados.
Continue a leitura deste post a saiba para que serve o firewall!
O que é um firewall?
O firewall é uma solução de TI que monitora todo o tráfego web de uma empresa. Trabalhando de modo contínuo, ele bloqueia ameaças e conexões perigosas. Desse modo, os usuários não conseguirão acessar páginas web pouco confiáveis e, ao mesmo tempo, a infraestrutura se manterá.
Quais os tipos de firewall?
Saber para que serve o firewall também inclui conhecer os tipos mais comuns. Desse modo, você consegue identificar como eles podem auxiliar o seu negócio e, ao mesmo tempo, fazer uma escolha mais robusta. Veja a seguir os mais populares!
Firewall de proxy
Esse firewall faz a passagem de dados entre uma rede e outra. Ou seja, ele atua como um intermediário entre dois ambientes de TI.
Nesse processo, ele verifica os dados e garante que nenhum pacote comprometido será entregue ao usuário. Além disso, avalia as requisições para impedir que qualquer acesso não autorizado ocorra.
Firewall com inspeção de estado
Esse é o modelo mais tradicional de firewall. Além de monitorar a rede em busca de pacotes comprometidos, ele bloqueia o acesso a determinados conteúdos. Desse modo, o uso da infraestrutura é mais controlado.
O firewall com inspeção de estado pode bloquear páginas web, serviços, portas, protocolos e até mesmo aplicativos. As decisões são feitas a partir dos parâmetros da empresa e o contexto de uso, evitando que falsos positivos ocorram.
Gerenciamento unificado de ameaças (UTM)
Também conhecido como Unified Threat Management, esse modelo de firewall é capaz de avaliar se existem vírus na rede e até mesmo monitorar serviços de cloud computing. Ou seja, ele é um tipo de firewall mais flexível, que pode avaliar se a conexão de rede está livre de problemas e, ao mesmo tempo, identificar a possibilidade de os usuários estarem sendo vítimas de ataques de malwares.
Next generation firewall
Chamado em vários lugares de firewall de próxima geração, ele é uma evolução dos tipos listados acima. Essa solução monitora a rede em busca de conexões comprometidas, malwares e até mesmo ataques avançados. Além disso, combina Inteligência Artificial para tornar a sua habilidade de encontrar problemas mais robusta.
O firewall de próxima geração tem recursos como:
- prevenção de invasão integrada;
- atualização automática de ameaças;
- técnicas para lidar com ameaças não conhecidas;
- análise de usuários a partir do contexto de suas ações e não apenas por regras predefinidas.
Quais vantagens o uso do firewall traz para a empresa?
O firewall é uma das melhores soluções que uma empresa pode adotar para proteger a sua rede. Ele auxilia o negócio a monitorar o fluxo de informações pelas suas conexões de rede, evitando ataques e conexões perigosas.
Essa ferramenta de segurança atua de modo contínuo, analisando todos os pacotes. Isso evitará abusos, conexões maliciosas e tentativas de invasão de modo ativo. Assim, a companhia pode manter a sua infraestrutura segura e com um bom nível de confiabilidade.
Como saber qual é o melhor firewall para o seu negócio?
Identificar qual é o melhor firewall para as necessidades da empresa, às vezes, pode ser um processo complexo. O mercado tem muitas opções, com recursos e preços diversificados. Porém, avaliando os fatores abaixo, ficará mais fácil notar qual solução está mais alinhada ao seu perfil. Confira!
Identifique o perfil da infraestrutura de rede
O primeiro passo para avaliar qual é o melhor firewall é identificar o perfil da infraestrutura de rede. Avalie os sistemas, dispositivos, normas existentes e a carga de trabalho de toda a infraestrutura. Dessa forma, será mais fácil direcionar a pesquisa em busca de uma aplicação que seja realmente compatível com as suas demandas.
Avalie os recursos
Se você conhece o perfil da infraestrutura e as demandas do usuário, avaliar quais são os recursos necessários será algo simples. Portanto, faça uma análise de todas as funcionalidades que a ferramenta tem, como mecanismos de filtragem, balanceamento de links e controle de banda. Dessa forma, será fácil identificar qual solução atinge todas as demandas internas.
Identifique o histórico do negócio
A companhia tem um bom histórico de suporte aos usuários? Ela disponibiliza atualizações em modo contínuo? Avaliando o histórico da empresa, você poderá identificar esses fatores e escolher um firewall que poderá atender a todas as demandas que a companhia tiver a médio e longo prazo.
Investir em tecnologia é uma boa escolha?
Os últimos anos foram marcados por grandes ataques cibernéticos às empresas. Os problemas não ficaram restritos às companhias de tecnologia (vítimas de roubos e vazamentos de dados), ou seja, também atingiram pequenos, médios e grandes negócios de outros setores. Até mesmo serviços públicos foram interrompidos em função de ataques de malwares, como o ransomware.
Esse elevado fator de risco, impulsionado pela ampliação da tecnologia no ambiente corporativo, contribuiu para que o investimento em segurança digital virasse uma aplicação estratégia. Portanto, saber qual é o melhor firewall para o seu negócio é apenas o primeiro passo para evitar riscos: também é necessário aplicar medidas, como controles de acesso e atualizações rápidas para evitar brechas e garantir que a TI seja um ativo importante para o empreendimento.
Em outras palavras, é importante não só saber para que serve o firewall, mas também identificar como ele pode auxiliar o negócio a manter um fluxo de trabalho robusto e alinhado com as demandas do mercado. Desse modo, será possível investir em uma ferramenta alinhada com o seu perfil e que seja capaz de entregar aos profissionais uma conexão de internet com poucas brechas de segurança.
Quer saber mais sobre como o firewall pode ser integrado ao seu dia a dia? Então fale com a gente!
Pingback: Rastreamento de ativos: entenda como essa estratégia é aplicada - Tigra Consult
Pingback: Entenda como o TI ajuda na redução de custos da empresa - Tigra Consult
Pingback: Como atualizar o windows? Entenda quais são os tipos e para que serve -
Pingback: Afinal, o que é next generation firewall? Entenda! - Tigra Consult
Pingback: Segmentação de rede: confira os benefícios e principais cuidados